sábado, 18 de julho de 2009

ELEIÇÃO 2010: MUITA MEXIDA ATRAPALHA


Publicada e atualizada, em 18.07.09, às 12:33 horas.

Sites sérios, imparciais e inteligentes, como o Conversa Afiado e Vi o mundo, há algum tempo vem comentando sobre a possibilidade de o Deputado Ciro Gomes concorrer ao cargo de governador por São Paulo, em 2010. Com o apoio do Presidente Luís Inácio Lula da Silva.
Até aí, tudo bem. Ou quase tudo.

O objetivo de parte do PT com a candidatura de Ciro é o de bater em Serra, depenar a tucanada e enterrar todas as possibilidades que teriam PSDB/DEM de continuarem mandando no estado por mais quatro anos, eles que já estão no poder daquele estado há 15 anos consecutivos.

Páira no ar aí, uma confissão de imcompetência do PT paulista, respaldada pelo Presidente da República: a de que ninguém que seja petista tem condições para cumprir tal tarefa.

Isso porque o nome de Marta Suplicy já está saturado e infinitamente desgastado e não reúne nenhuma chance de vitória. O Senador Aloizio Mercadante, idem, considerando haver momentos nos quais fica difícil de dizer que ele não é do PSDB. Por demagogia, prefere jogar para a platéia e toma partido de opiniões que vão de encontram ao governo, ao PT e, creio, contra a sua própria consciência. Não dá para acreditar nele.

O PT, na verdade, não tem nome para a eleição paulista do ano que vem. Todavia, ter que “importar” Ciro do Ceará – mesmo que ele tenha nascido em São Paulo – não acho uma boa idéia.

A coisa fica mais complicada, ainda, quando surgem novos boatos dando conta do encontro entre Aécio e Ciro.
Haveria a possibilidade de uma chapa Ciro/Aécio para presidente.

Coisa na qual também não quero acreditar. Não seria bom para o Presidente Lula nem para o País.
Com tal chapa, a Ministra Dilma não ganharia no 1º turno.
E no segundo, PSDB/DEMO adeririam a Ciro, e seriam acompanhados por PV, PPS e outros pequenos e médios partidos.

Para isso, porém, o governador mineiro teria que aderir a uma nova agremiação partidária. Comentam que ele estaria com um pé no PSB e que os tucanos não lhe perdoaram pelo encontro que teve com Ciro. O pior é que Ciro detonou Serra diante de Aécio e este não esboçou nem uma defesa do colega paulista. Acho até que ele tenha gostado.

O curioso nisso tudo é que a mídia até agora tem mantido um silêncio que chega a aguçar nossa imaginação.

Não há interesse em mostrar o encontro de um governador de estado filiado ao PSDB com um deputado que pode vir a ser candidato ao governo paulista ou mesmo à presidência da República?

Por que a mídia deu destaque ao encontro entre Serra e Aécio no Mineirão onde os dois assistiram ao jogo Cruzeiro e Estudiantes e só não deram mais alarde à notícia porque o time mineiro saiu derrotado, dizem devido ao pé frio do governador paulista?

Ocorre que a mídia (Globo e companhia) se pela (do verbo pelar) de medo só de imaginar que o adversário da ministra Dilma não seja do PSDB, mais especificamente, José Serra.

Globo e companhia sabe que Serra perde pra Dilma no primeiro turno.
Mas todos fiquem sabendo: se houver segundo turno a mídia ultra-conservadora, tendo a frente a Globo, apóia até o Zé do Caixão, contra Dilma.

Bom mesmo seria deixar, em parte, as coisas como estão. Ciro no Ceará como deputado ou mesmo senador. Já Aécio Neves, bem poderia ser um grande vice – da Dilma.

Política é como time de futebol: muita mexida pode atrapalhar.