segunda-feira, 6 de julho de 2009

UMA ESTRELA CHAMADA PARÁ


Já disse algumas vezes que deputados e senadores em Brasília, parecem não ter nada importante para fazer.
Por isso sempre fazem bobagens e aberroções, como esta que é a mais nova maneira encontrada para humilhar o Pará e os paraenses.
O Senador Marcelo Crivella, do Rio de Janeiro, é autor de um Projeto de Lei que tem como objetivo alterar a Bandeira Nacional Brasileira.
Todos sabem que a estrela situada acima da faixa com os dizeres ORDEM E PROGRESSO na nossa Bandeira, aquela estrela representa o estado do Pará.
A “útil” proposta do citado senador visa substituir o Pará por Brasília. Isso quer dizer que Brasília passaria a ocupar o lugar na Bandeira do Brasil que sempre foi do Pará. Desde que ela foi criada, no dia 19 de novembro de 1889.
É muito interessante isso: durante 120 anos, e ninguém havia se lembrado que aquela estrela, lá em cima da Bandeira do Brasil, simboliza o Pará. Foi preciso que nascesse um gênio chamado Marcelo Crivella, para mudar tudo!
Eu acho que se aquela estrela representasse o Rio de Janeiro ou o estado de São Paulo, esse pobre e inútil senador não apresentaria um projeto imbecil desses que não passa de um acinte contra o Pará e o seu povo.
A Bandeira Nacional Brasileira foi adotada pelo Decreto nº 4 de 19 de novembro de 1889 e o círculo azul corresponde a uma imagem inclinada do céu da cidade do Rio de Janeiro, às 8h30 minutos do dia 15 de novembro de 1889, segundo a sua latitude.
Não é por acaso que o Pará está representado por aquela estrela. Aquela era a posição dos astros no céu do RJ naquele dia e naquela hora, de acordo com os astrônomos.
Cada estrela, de um total de nove constelações, representa um estado da Federação na Bandeira Nacional.

A estrela que representa o nosso Estado é a Spica, da constelação de Virgem. Naquele momento, o Pará era o estado mais ao Norte do País, por isso o mais afastado dos demais, pois ainda não existiam os estados do Amapá e o de Roraima.
A governado do Pará Ana Júlia, enviou uma carta indignada ao Presidente do Senado Federal José Sarney. Ela pede que o Projeto de Crivella seja arquivado e chama de excêntrica tal proposta.
Ela pergunta se tem cabimento, ainda que seja na Bandeira Brasileira, Brasília que está no Centro-Oeste, virar Pará que fica no extremo-norte brasileiro.
E para onde iria o nosso Estado?
Sinceramente, a gente não vive de bandeira, e símbolos nacionais não enchem barriga, mas para um povo que vê o seu Estado virar notícia na mídia nacional somente quando aqui morrem 19 Sem-Terra ou quando o assunto é trabalho escravo, queimada da floresta, poluição do meio ambiente e enchentes...
Para um povo que viu o seu Estado perder a oportunidade de ser sub-sede de uma Copa do Mundo por preconceito de uns ou pela incompetência de outros, sinceramente... perder até a estrela da Bandeira Brasileira, é perder demais.
É perder, a moral e o respeito.
Daqui a pouco vão tirar o Pará do Mapa do Brasil. E, ao invés da frase ORDEM E PROGRESSO, vão escrever: aqui jaz o Pará.
Mas isso só se nós, os paraenses, ficarmos olhando a banda passar.
Está mais do que na hora de gritarmos com orgulho que somos paraenses e que amamos o nosso Estado.
O Pará é grande como o seu povo e merece respeito, porque gera riqueza para este País.
Marcelo Crivella não conhece o Pará.
Cabe a todos nós a missão de tudo fazermos para que o Pará continui sendo sempre a ESTRELA QUE BRILHA LÁ EM CIMA, na Bandeira do Brasil e nos nossos corações.

2 comentários:

  1. quero parabenisar a Governadora do estado do Pará Ana Julia pela coragem de defender o seu estado.

    ResponderExcluir
  2. Devemos sim lutar pelos nossos direitos, é a governadora do estado do Pará esta certissima parabens!

    ResponderExcluir

DEIXE O SEU COMENTÁRIO