quinta-feira, 30 de julho de 2009

O RETORNO

É no mínimo rizível o senador Arthur Virgílio. Ele se esqueceu que tem telhado de vidro e esticou com muita força o seu estilingue contra Sarney. Atingiu Renan Calheiros.

Virgílio é uma espécie exótica até a medula. E seu caráter oscila entre o cinismo e o deboche, o édio e a hipocrisia. Só o PIG (Partido da Imprensa Golpista, segundo Paulo Henrique Amorim), o leva a sério.

Renan Calheiros é o líder do PMDB no Senado e ameaçou entrar com representações no Conselho de Ética contra o rei do xilique amazonense. Promessa que será cumprida, nesta segunda ou terça.

Essa levou Arthur Virgílio a falar a coisa mais desconexa e estapafurdia jamais ouvida de um parlamentar. Por considerar a atitude de Renan uma represália, ele também o denunciará junto ao Conselho de Ética por quebra de decoro. Não é mesmo pra ri?

Representar contra alguém, isso só uns tucanos podem, na visão deles.

A tucanalha acusou o golpe. E isso é só o começo do destemperamento desses que acham muito bom acusar e bater, mas se esquecem que, como diziam meus avós, “quem vai dar, deve levar um saco pra trazer”.

A tucanada gostou quando a PF macomunada com o PIG e fazendo o jogo deste transformou o delegado Protógenes de investigador para investigado. Hoje o seu líder que antes só acusava para ser também, o acusado.

A reciprocidade do PMDB para com os tucanos em levá-los ao Conselho de Ética é simplesmente legítima.
Embora Virgílio use espertamente a manobra do “réu confesso” sobre todas as pilatragens que cometeu, isso não o livrará de uma senhora punição no CE onde, é bom que se diga, o governo tem maioria.

Tudo o que vai tem seu retorno.
É o feitiço começando a virar contra o feiticeiro.

TRÂNSITO NÃO MATA

O Brasil está entre os países do mundo aonde ocorrem o maior número de mortes de trânsito. Até nos acostumamos com a história de que o nosso trânsito é violento. Há tem quem diga que o trânsito é “assassino”.
Na verdade, o trânsito não mata. As pessoas é que morrem no trânsito. O trânsito no nosso país virou uma guerra, mas essa guerra é feita por pessoas, onde elas mesmas são as vítimas. Aliás, cresce dia a dia o número de pessoas que parecem procurar morrer e matar transitando em um veículo automotivo, seja este moto ou carro, fazendo deste uma arma fatal.
Para se ter uma ideia, em apenas um ano tivemos 10 mil mortes somente vítimas de acidentes com motos no Brasil, mais de 500 mil pessoas ficaram feridas e 8 bilhões de reais foram gastos.
No total, os acidentes de trânsito no Brasil ultrapassou a quantida das 35 mil mortes no espaço de um ano, ou seja, 95 pessoas morrem por dia ou, em média, ocorrem quatro mortes a cada hora e os gastos saltam para 36 bilhões de reais anualmente.
Os acidentes de trânsito aumentam no período de férias. No Pará, o número de mortes nesse mês de julho, foi 20%superior em relação ao mesmo período do ano passado.
Às vezes ficamos à procura dos culpados para tanta tragédia e violência. E ncontramos uma porção de culpados ou responsáveis.
Geralmente, os causadores dos acidentes são as suas próprias vítimas. São pessoas que provocam, morrem e findam matando outras pessoas.
O excesso de velocidade, o desrespeito à sinalização e o consumo de bebida alcoólica estão entre os fatores principais que explicam tanta violência.
Existem, na verdade, motoristas de todos os tipos e entre estes, os que gostam de se exibir. Mas existem também locais de ruas, estradas e rodovias que foram projetadas especialmente para facilitar ou atrair acidentes.
A chamada Rotativa ou elevado do Entrocamento em Belém, é um desses. Quem projetou aquela obra parece que não entende sobre engenharia de trânsito.
Outro ponto crítico e que exige o máximo de atenção é o entrocamento da Rodovia BR 316 com a estrada que vai para Salinas, às proximidades de Santa Maria do Pará.
Deve ser fator da mais pura sorte ainda não terem sido registrados graves acidentes naquelas imediações onde a sinalização é inexistente. Ao menos durante o veraneio seria aconselhável a presença de patrulhamento naquele local com a presença ostensiva de guardas e viaturas de trânsito.
Às vezes não sôa bem fazer comparações entre o Brasil e a Europa, por exemplo, mas é oportuno frizar que na França o número de óbitos das vítimas do trânsito é de somente 12 pessoas por dia, o que dá uma média de 4.380 mortes por ano.
Acabar com esta guerra não é tarefa somente para quem dirige, mas de todos nós – governo e sociedade – pois o que está em jogo são milhares de vidas. E vidas não tem preço.

Obs.: Alguns dados são do Instituto Brasileiro de Segurança no Trânsito.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

SE APERTAR DÓI

Pelo visto o PMDB finalmente vai para guerra cntra os tucanos. O partido de Ulysses e Tancredo resolveu sair da defensiva. É hora de atacar. O PMDB vai entrar com representações no Conselho de Ética contra senadores tucanos. A começar por Arthur Virgílio, um especialista na arte de denunciar faltas alheias esquecendo as suas.

Renan Calheiros só agora descobriu que ao apontar o seu dedo indicador para os pecados de José Sarney, Arthur Virgílio deixou outros três dedos apontando para os dele próprios.
Exatamente um dedo para cada pecado.

1. Virgílio recebeu empréstimo no valor de 10.000 dólares do ex-diretor geral da Casa, Agaciel Maia para passear com a mulher em Paris.

Nesse caso, ele é “réu confesso”, e suas explicações não justificam suas ações. (Vai ver, e Agaciel emprestar dinheiro para senador, já poderia ser um ato de praxe lá pelo Senado).

2. Arthur Virgílio contratou para o seu gabinete um professor de Jiu-jitsu. Detalhe: o professor mora em Manaus e jamais botou os pés no Senado. Quer tizer, um fantasma!
Vocês podem me dizer para que serviria um lutador de Jiu-jitsu no gabinete do Arthur Virgílio?

3. Virgílio também contratou para o seu gabinete um jovem que depois foi estudar no exterior e teve seus estudos financiados com dinheiro do Senado.

Pelo visto, o sendador xilique, Arthur Virgílio, nunca foi santo. Ele carrega muitas marcas dos muitos pecados que cometeu. Marcas de feridas que não cicatrizaram.

Nem PSDB nem Virgílio resistem um aperto.
Se apertar dói e eles gritam.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

PEDRO SIMON DÁ ENFADO

Que a imagem do Senado Federal está sumamente desgastada, isso é fato. E que senadores – e não somente José Sarney - estão no limite do desgaste e enfadam nossa boa paciência, também.

Todavia, a figura de um certo senador vem a cada dia me causando estupefação pelo cinismo quase indecoroso com que verbaliza suas ideias.

Ideias elaboradas para satisfazer o ego da mídia sedenta de sensacionalismo e feita com frases prontas.
Falo de Pedro Simon, do PMDB gaúcho.

O que este senhor diz não pode ser levado a sério. Só mesmo uma imprensa golpista como a nossa para ainda lhe dar espaço.

Como o jornal O Liberal, de domingo último, que em seu editorial, objetivando atacar o PDMB – que no Pará tem a chancela de Jader Barbalho – e de tabela, o Governo Lula, diz, em letras garrafais: “ler o senador Pedro Simon é extasiante”.

Para mim, o certo seria: ler e ouvir o senador Pedro Simon é entediante.
Pedro Simon, não diz. Mas se apresenta como sendo o paladino da moral e da ética. Isso, O Liberal, representante do PIG (Partido da Imprensa Golpista, segundo Paulo Henrique Amorim), diz com todas as letras.

Este senador fala mal de todo mundo e para todo mundo. Fala mal do Lula e do seu governo. E fala mal – muito mal, por sinal – do seu partido, o PMDB e dos seus líderes. Sem nem uma excessão.

Para Simon, ninguém presta, nem no PMDB nem no governo.

Para Simon quem presta é a governadora Yeda Crusius do PSDB no seu estado. Ela que ainda não sofreu um impeachment porque a bancada do PMDB na Assembleia Legislativa, sob a orientação do inventor da ética, não assinou o requerimento que pede a abertura do processo.

Dizem que perguntar não ofende, então eu pergunto: se Pedro Simon fala tão mal e vive tão insatisfeito no (e com) o PMDB, então por que não se filia logo ao PSDB? Qual a diferença para Pedro Simon (ele que inventou uma ferramenta capaz de medir o tamanho dos crimes praticados pelo Governo Lula e por seus aliados e pela oposição, da qual ele faz parte), qual a diferença, mesmo, dos crimes cometidos por Sarney – que ele quer que renunciei – dos cometidos pela governadora Yeda – que ele protege?

Senador Pedro Simon, não precisa nem ouvi-lo, basta vê-lo para dar enfado.

MERCADANTE, LÍDER QUE NÃO LIDERA

Tal como FHC que pediu para o povo esquecer o que ele escreveu, Aloízio Mercadante, líder do PT (e aparentemente filiado ao PSDB) no Senado deve dizer, a respeito da nota por ele publicada semana passada sugerindo o afastamento do senador José Sarney da presidência do Senado Federal.

Mercadante publicará nova nota através da qual dirá:

“Esqueça, Brasil – e não levem em conta jamais – a nota que assinei recomendando a saída do Sarney. Ela (a nota) não representa a vontade da bancada do meu partido, muito menos do Governo do qual eu me imaginava líder.

“Ocorre que fui pego (por mim mesmo de surpresa) e descobri-me sendo a “rainha da inglaterra”, o que implica dizer que sou um líder que não lidera. Eu simplesmente cometi um pequeno, porém, desastroso lapso ao redigir aquela mísera nota. Cometi o pecado mortal e imperdoável, o de não combinar antes com os que julguei serem os meus liderados.

“Não fiz isso. Também não consultei o ministro das Relações Institucionais, José Múcio, nem liguei para o Presidente Lula. Bem que eu devia ter agido dessa maneira porque há uns 14 dias atrás, o Presidente tinha se reunido com a bancada e ficou acordado que o governo asseguraria seu apoio ao Sarney.

“Agora me diga, Brasil, me diga aonde eu vou botar a minha cara quando terminar o recesso e eu chegar no Senado? O que é que povo vai pensar de mim? Que sou traidor? Acho que alguns maldosos vão até me chamar de Aloízio Virgílio. Ou Aloízio Simon. E isso seria demais para alguém como eu que sou do PT e petista histórico! mas faço o jogo do PSDB e da mídia porque me descobri também, e acima de tudo, um sujeito sem personalidade e de caráter, digamos, duvidoso.

“Para concluir, essa ‘ex-liderança’, reiteradamente manifesta o seu mais irrestrito e inequívoco apoio ao que dizem Pedro Simon, Cristóvam Buarque, PSDB/PFL/GLOBO e companhia. E faz suas as palavras da oposição: com o Sarney é impossível moralizar o Senado. Comigo também”.

Essa é a nota que o senador Aloizio Mercadante deveria publicar, a “bem da ética e da transparência na política” após a reunião da coordenação política do governo pela qual se concluiu que o que ele, (Mercadante) disse, não representa o sentimento da bancada do PT no Senado, muito menos o do Governo, que reafirma o apoio ao presidente José Sarney, de acordo com plantão do jornal O Globo, às 13:30 horas desta segunda, 27.

domingo, 26 de julho de 2009

PESQUISA FORJADA, É GOLPE

Paulo Henrique Amorim (PHA) postou no seu site, Conversa Afiada, uma notícia preocupante, mas já previsível.
Preocupante porque parte de onde jamais deveria partir e se trata de uma das mais sórdidas, urdidas e infames: O PRINCÍPIO DE UM GOLPE DE ESTADO DE DIREITA, nesse caso, ULTRA-DIREITA, elaborado por um grupo a ser executado pela Mídia.


A imprensa brasileira, que PHA chama de PIG – Partido da Imprensa Golpista, porque trabalha para derrubar o presidente Lula, prepara uma pesquisa forjada, ou seja, mentirosa apontando queda na popularidade de Lula e Dilma Rousseff. O motivo seria o apoio que Lula tem dado a José Sarney, em virtude da crise vivida pelo Senado Federal objetivando alavancar meios de eleger, nem que seja na força, o Serra presidente, em 2010.


Os cabeças do plano são FHC (a renião ocorreu na casa dele), Serra, Folha, Abril e Globo.

***

Publico agora o post do Conversa Afiada.


Alerta: todo cuidado é pouco !
O Conversa Afiada adverte os amigos navegantes com o comentário da
Vera Borda em 25/julho/2009 as 14:33
Fonte de Edu Guimarães no jornal Folha de São Paulo informou que está sendo preparada pesquisa forjada mostrando queda da popularidade de Lula e de Dilma por causa da defesa do Sarney. A coisa foi decidida numa reunião na casa de FHC com a participação de Octavio Frias, Civita, Serra e um emissário da Globo.

***

Publico também, alguns comentários que os navegantes do CA fizeram daquele post.


vanderlei wittckind em 26/julho/2009 as 14:23
Urdir, conspirar, transparecer,com sutileza, eis o que realmente fazem essa dupla.!A verdade, “quia veritas?”, essa realmente não importa no mundo político.O importante, é o poder, a capacidade de dominar as multidões.Ditando a ela, o que se come, o que se veste, o que se faz e o quanto pode receber!.E querem que chamemos a isso, de democracia.E depois, ha depois, que venham os méritos!, as medalhas, de Sorbonne, de Harvard, se possível, por que não! um prêmio Nobel, ha que sonho!


josé Flávio Coutinho em 26/julho/2009 as 13:56
mas, quem decide mesmo,é a população de 61%, já confirmados por 2 vezes, é como diz o ditado: um é pouco, 2 é bom, 3 já é demais, assim estão pensando,fhc,serra,globo,civita,frias e etc…etc….etc.


Paulo Pierre em 26/julho/2009 as 12:29
Coisa de entreguistas de plantão.Essa luta, é de nós patriotas, contra os entreguistas de sempre.
alirio em 26/julho/2009 as 12:20
Uai! Grande coisa!Prá mim as pesquisas (dos ‘Institutos’ da mídia) são sempre manipuladas.Vão disfarçando os desvios à medida que se aproxima o dia das eleições, para não ficarem totalmente desmoralizados.Como estamos longe de qualquer comprovação de veracidade, podem dar os resultados que bem entenderem, e ainda os apresentar como se fossem observados todos os rigores cintíficos!E assim que sair o resultado de um ‘Instituto’, pode-se esperar o resultado de outro, corroborando a farsa, com alguns desvios “dentro da margem de erro”.

Urias Macedo em 26/julho/2009 as 12:06
Podemos esperar daqui pra frente um ano cheio de golpes do PIG/Dem/PSDB, eles não tem proposta de governo e aí tem que partir pra baixaria. Mas estamos aqui pra desmenti-los.Mas o que mais me impressiona e aborrece é ver o PT mudo, não está nem na defensiva quanto mais esperar um contra ataque. O que será que stá havendo?


francisco em 26/julho/2009 as 11:56
A turma da direita já não sabe mais que fazer para prejudicar o PresidenteLula,mais vão se da mal.
Alberto Souza em 26/julho/2009 as 11:30
Que bom que descobriram a tempo.Agora, sou obrigado a tecer as seguintes considerações: se o Presidente Lula continuar a insistir na defesa de Sarney, a considerar que alguns crimes são mais relevantes do que outros, que algumas personalidades devem ter suas biografias consideradas pelo MP e por consequencia que crimes cometidos por grandes personalidades devem ser julgados de forma menos severa, se o presidente Lula insistir em continuar a legitimar condutas anti-éticas e ilegais, o PIG não precisará “montar” pesquisas por muito tempo.Qualquer cidadão com um resqúicio, que seja, de autonomia moral, com um mínimo de senso de dignidade é capaz de perceber que a única pessoa ou instituição capaz de inviabilizar o Presidente Lula ou seu sucessor, é o próprio Presidente Lula.Começo a me perguntar se ele (Lula) não estaria começando a sabotar propositalmente um possível sucessor petista.


Leandro em 26/julho/2009 as 11:29
Não existem somente a Folha e o Estadão.Será que alguem poderia divulgar isso em algum jornal sensacionalista.Para ver se bomba! Entende?Assim como os blogs são desacreditados, estes jornais menores também são.Mas eles tem uma grande numero de leitores.Pode ter certeza.Principalmente o Noticias Populares.


nilo walter em 26/julho/2009 as 11:29
Fragmentos de um texto do Rogério Lustosa, revista Princípios de 1985 : “” A imprensa, como empresa capitalista, segue a tendência geral de monopolização . O sistema de concessão de canais de tv a grupos particulares leva a uma concentração brutal deste meio de comunicação. E a Rede Globo sozinha já estabeleceu um controle quase absoluto no país . Nos EUA, em 1977, os grandes trustes já controlavam 60% dos jornais, representando 71% das tiragens do país. Nos EUA se originam 65% de todas as notíciass do mundo. Em 1979, o Estadão, Folha e Jornal do Brasil monopolizavam 46% do patrimônio líquido e 57% do faturamento total do setor no país . Independente da posição política de cada um destes órgãos de imprensa, o que fica patente é a limitação das oportunidades de informação, é a substituição de vários jornais por poucos instrumentos de grupos poderosos, em geral associados a grandes bancos e trustes internacionais. Com isto empobrece-se a informação, restringe-se,objetivamente, a democracia .Na década de sessenta, o Sr. Otávio Frias, tradicional empresário de AVES e OVOS, através de um investimento de 08 milhões de dólares, montou o mais moderno parque gráfico do Continente”" .Atualíssimo este artigo. Entenderam a gritaria contra a internet. E os grandes grupos estão boicotando a Conferência das Comunicações pois nem compareceram ao último encontro. Já existe o projeto restritivo do tucano/mensaleiro caixa dois Senador Eduardo Azeredo . A luta é político/ideológica.


Márcia Aparecida Nogueira da Silva em 26/julho/2009 as 11:19
PHA,
eu gostaria de saber a quantas anda a (im)popularidade de Serra,
principalmente entre os que pagam pedágio, IPVA e também os que querem
comprar uma geladeirazinha nova!!!!
Fiquemos de olhos bem abertos, eles são capazes de TUUUUUDO! Até de
dizer que o Lula mandou matar o Michael Jackson.


Clovis Pereira Salgado em 26/julho/2009 as 10:47
Da Carta Maior:
“Usiminas religa fornos; taxa de juros é a menor da história; Brasil é o4° do mundo em atração de capital;desemprego recua ao patamar pré-crise. Oque sobra para Serra?”
ENQUANTO O JABOR LATE, A CARAVANA DO PROGRESSO PASSA.


monge scéptico em 26/julho/2009 as 10:36
Não passarão!!. Qualquer pecado que Lula em sua simplicidade tenhacometido, está redimido pelo povo.As elites e seus representantes taiscomo serra, fhc etc.acostumados a “outorgar” “benesses” ao povo colo--cando-se acima do mesmo, tem que entender; o Brasil mudou. O povonão quer mais governo sem participação popular.O povo não consumi--rá produtos de quem anuncia no PIG, que torce o tempo todo contrao crescimento econômico dos trabalhadores,a quem discriminam comnovos conceitos tais com “capacitação” etc.Sermos capazes temos que ser, por simples satisfação pessoal e, nãosó para satisfazer o açougue(subemprêgo onde o empregado é exploradoe volátil).


Marcos Lima em 26/julho/2009 as 10:14
Não adianta. O Presidente LULA, pessoa que o invejoso (fhc) não gosta, como diz o deputado federal do Ceará Chico Lopes é como clara de ovo quanto mais o invejoso quer bater, MAIS ELE SOBE………………Mas, que o invejoso queria está ao lado da RAINHA queria sim, mas invejoso!!!!!!!!! inteligencia não se aprende………………………


Carlos em 26/julho/2009 as 10:12
Esses biltres são capazes de qualquer coisa. E eles tentarão um golpe no ano que vem. No Supremo. É lá que o ovo da serpente está sendo gestado…


Sonia Amorim em 26/julho/2009 as 10:06
Já que quer defender o Sarney, pelo menos o Lula deveria ter coragem de dizer ao povão “o que está por trás” da campanha do PIG contra o presidente do Senado… o povão fica achando que o Lula está apoiando as falcatruas da corja do Sarney… e a gente sabe que não é isso! Por que o Lula não encara de uma vez por todas o PIG? Por que o governo (Petrobrás e outras estatais) não suspende todos os anúncios veiculados nos jornais, revistas e emissoras do PIG? A esta altura do campeonato, o Lula é algum “ingênuo”, não sabendo o que o PIG fará para tirar ele e a Dilma do poder? A gente quer defender, quer apoiar… mas tem horas que o Lula dá cada “pisada no tomate”… Por que ele não fica quieto, pára de defender o Sarney e deixa isso pro pessoal da base parlamentar, ministros e outros? Acorda, Lula!!!


Corisco em 26/julho/2009 as 10:06
Novidade seria se não fizessem, ou melhor, não continuassem a se valer desses métodos rasteiros.
Ronaldo da Silva Pacheco em 26/julho/2009 as 9:14
O APARTAMENTO DO FHC, DEVE TER UM ELEVADOR COM SAÍDA PARA O INFERNO. A SALA DE ESTAR DO FANTOCHE DO DEMo, É A SALA DE SITUAÇÃO DAS CRISES. FHC, ” O LAMENTÁVEL”.


ana em 26/julho/2009 as 8:31
Lula deve se cuidar e Dilma tambem. O desespero da direita sempre acaba em assassinato. José de Alencar parece que não chega ao fim de 2009. Temer é aliado de Serra. E José Sarney esta sofrendo campanha sordida do PIG para ser afastado da presidencia do Senado. e levado ao cargo PERILLO, tucano. Sem josé de Alencar, eles substituem Lula em viagens e são seus sucessores caso ocorra algo de ruim a Lula.


pedro paulo em 26/julho/2009 as 3:48
Depois que espremeram o povo,os empresários brasileiros,até sangrar, agora,deram de torturar os números.A manipulação ainda deve ser válida para os próximos dias.Quando Lula subir no palanque com a Dilma e demonstrar que não houv tsunami e sim marolinha,que eles vão tirar o bolsa-família para construir uma estradinha nas propriedades de Jereissati com alto custo de desapropriação para o erário.Que pobre se quiser estudar é fazendo curso pela televisão às 5:oo horas da manhã com o apoi fa Fundação Roberto Marinho e Fundação Bradesco.Que o salário mínimo vai ser congelado … e não vai mais ter aumento na previdência… aí meu caro…Eu quero ver os Tucanos voltarem a escrever na página A2 da Folha,Serra às segundas-feiras e FHC nas quintas-feiras.Acho que nem o discípulo de Dona Ruth,o Otávio Frias, vai passar os olhos.Para entender o PIG só resta aquela frase atribuída a esfinge:” Decifra-me ou te Devoro” com pesquisa e manchetes pessimistas…


ronaldo augusto pereira em 26/julho/2009 as 2:25

pha. eu acho e bem feito para o LULA!! se ele estivese tomado as medidas que ja se fazem nesceserias ha muito anos com relacao e este imperio de golpistas chamado REDE GLOBO, certamente os demais ja teriam colocado as barbas de molho!! se e uma consecao porque nao fazer como fez o CHAVEZ na venezuela? somente tomar a a emisora e fechar estas jornais e revistas que conspiram contra a nacao brasileira a servico de intereses externos.esta direita brasileira ja pasou da hora de levarem um chega pra la!!!!


Miron em 26/julho/2009 as 1:55
O desespero pelo poder fazem os homens cometerem crimes abomináveis e em se tratando de Serra e FHC isto pode ser perfeitamente verossímil. Acho até que Lula e Dilma deveriam daqui para a frente aumentar seus cuidados com a segurança, um assassinato também não estaria fora de cogitação, afinal, não é a primeira vez que fariam isso. Lembram do recente caso do assessor de Yeda Cruzes, PSDB, que iria depor contra ela e amanheceu boiando com a boca cheia de formiga ? Vamos aguardar a tal pesquisa.


leopoldo em 26/julho/2009 as 1:37
O povo não tá nem aí com “crise do Senado”, “crise do Sarney”. Crise? que crise? qualquer crise!O povo só quer saber mesmo é de emprego, dinheiro no bolso e comida na mesa! O resto é acessório ou descarte!O lema do PIG é: “invente, tente, faça uma crise diferente”.Precisamos de um Hugo Chaves urgente!! Por mim, determinaria o fechamento por decreto, inicialmente, de 3 empresas, por abuso da liberdade de imprensa:1 – Organizações Globo (TV, rádio, jornal e revistas);2 – Editora Abril, e3 – Editora Três.

Washigton em 26/julho/2009 as 1:24
Já estava previsto que iriam ao extremo de tentar qualquer coisa. Só espero que as Forças Armadas saibam se comportar dentro de seus limites constitucionais e permaneçam ao lado do povo brasileiro. Consumado o golpe por esta gente, sabemos que seu maior interesse é justamente desarmar e fragilizar militarmente o país.


Marcos P.B. em 26/julho/2009 as 1:08
O golpe de estado já está sendo dado há algum tempo. Eu diria que o Brasil está em processo de golpe de estado. Aqui é diferente de Honduras onde o presidente foi deposto e expulso do país.
Aqui o Lula caiu pra dentro do próprio governo, ficou refém da oligarquia, dos coronéis, da grande (?) mídia, e até da oposição. O Lula hoje é um refém, foi seqüestrado.
É uma pena, pois este é um governo com excelentes idéias e realizações que os brasileiros esperaram por anos para acontecer. Finalmente pagamos a dívida externa.
Mas infelizmente temos pessoas que não estão preocupadas com o desenvolvimento do Brasil e do povo brasileiro, só pensam nas suas posições políticas, só pensam em colocar “o próprio nome na história”. Mas que história ? eu pergunto. O que o fhc, o serra e essa gente toda vão deixar pra história do Brasil ? Nada. Serão lembrados pelos anos de atraso e apagão. Apenas isso.
Ora, alguém se lembra, assim rapidamente, de alguma conribuição para o país feita por Washington Luiz ou por Prudente de Morais, por exemplo ? Claro que não. Com excessão dos historiadores e professores de história, as outras pessoas precisam forçar um pouco a memória ou fazer uma rápida pesquisa.
No futuro, quando a atualidade for história com mais de 50 anos de distância, fhc, não será mais do que isso, um verbete na wikipedia do futuro. Quer viver verá.


André Leite em 25/julho/2009 as 22:50
PHA, Nassif faz o mesmo alerta. Acho que vale acrescentar no texto.
Fonte:
http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2009/07/25/pesquisas-eleitorais/

25/07/2009 – 20:35Pesquisas eleitorais
Há muitos boatos sobre pesquisas eleitorais no ar. Embor ainda muito distante das eleições, a candidatura José Serra nunca dependeu tanto de uma pesquisa favorável como agora.
Se sair alguma, será importante analisar a metodoogia e o universo alcançado. Pesquisas anteriores foram feitas em cima de uma campanha nacional maciça do governo de São Paulo e das estatais paulistas. Em tese, esse impacto se diluiu com o tempo e não houve qualquer fato novo capaz de alavancar sua popularidade acima dos índices anteriores.
Vamos aguardar se aparece alguma surpresa.


Vá ao site do Conversa Afiada: http://www.paulohenriqueamorim.com.br/

sábado, 25 de julho de 2009

A ARCA (DE NOÉ) DA MÍDIA

Deus chamou Noé e mandou que ele construísse uma arca e nela recolhesse um casal de cada ser vivente encontrado na Terra.

Noé fez o que o Senhor lhe determinara. E Deus castigou o Mundo com um dilúvio que durou sete dias e sete noites...

Era o castigo celestial contra uma humanidade podre e corrompida em pecados de todos os tipos. Foi o fim do Mundo. Qualquer semelhança com um país chamado Brasil, será mera coicidência(?!)

Naquele tempo, o par de todos os seres vivos que existiam couberam na Arca de Noé.

Hoje, com o apocalípse da GRIPE SUÍNA que vai varrer a humanidade da face da Terra, segundo o jornal O Estado de São Paulo, parece que Deus vai ter que encomendar um transatlântico para que possa caber a população mundial.

Em sua edição do dia 24.07, esse espalhafatoso jornal diz em sua manchete: “Gripe suína atingirá todos os países do mundo”. Dizimação igual a essa só a que o dilúvio promoveu a mando dos céus, segundo relatos bíblicos.

Tendo por base as análises do Estadão, e levando em conta também as feitas pela Folha de São Paulo, em sua edição de 19 e publicadas aqui, em 22, cheguei à triste conclusão de que a vacina contra o H1N1, o vírus da gripe, prevista para ser usada a partir de maio de 2010 poderá chegar tarde demais.

Não haverá mais ninguém no mundo para tomá-la, todos os homens e mulheres, jovens, adultos e crianças terão morrido.

É isso que a mídia está dizendo. A Folha afirmou na matéria acima citada que até o fim deste ano a gripe atingirá pelo menos 183 milhões de brasileiros. Vejam que somos hoje 190 milhões de torcedores da Seleção do Dunga! Subtraiam o total de habitantes pelos infectados pela gripe da Mídia Brasileira e vocês terão os 7 milhões dos míseros, porém felizardos sobreviventes (pelo menos até abril de 2010) – pelos cálculos dos nossos “destemperados” jornais, que segundo comentários, devem ser levados muito à sério..
.
É uma questão de raciocínio e de aditivar o que diz a Folha ao que fala o Estadão: se a gripe é tão mortífera e, se até dezembro ela matará todos os brasileiros e todos os países do mundo serão infectados, não acho que tenhamos salvação.

Só espero que A ARCA DE NOÉ DA MÍDIA (acho que vai ser feito um consórcio para construção dessa “arca tamanho família” com a participação da Globo, Estadão, Folha, Veja, O Liberal...) saia antes do fim do ano. Por ser um caso de emergência, será dispensado o processo licitatório, pois até o Serra (SP) e o Arruda (DF) não compram livros da Editora Abril sem licitação?!

Agora, só há um negócio que está martelando na minha cabeça.

Quando o DILÚVIO DA GRIPE passar, no alto de qual montanha o “Trasantlântico” com os sobreviventes “atracará”?
Já sei! No Corcovado, bem pertinho do Cristo, afinal Ele é e continuará sendo mesmo o Redentor... do mundo...

sexta-feira, 24 de julho de 2009

MÍDIA E OPOSIÇÃO – PARCIAIS


A parcialidade da Mídia na cobertura da chamada crise do Senado, esta sim, é um escândalo.

A mídia faz uma exploração tão desproporcionalizada de um episódio em comparação a outro de origem e valor semelhante.

O “crime” cometido por Sarney ao pedir emprego para o namorado de sua neta é um crime “grande”, na visão daquele senhor que, não sei por quê, é Senador pelo Rio Grande do Sul, Pedro Simon.

No entanto, Fernando Henrique Cardoso, quando Presidente da República, telefona para o “Boca do Inferno”, Eráclito Forte, e pede um emprego para sua filha no Senado, o PhD em sinismo, Pedro Simon, diz que isso “não era um crime tão grande” (cinfira entrevista no site do Terra Magazine), pois “ela era filha do presidente da República e ganhava R$ 6 mil para ser secretária do Heráclito”. Sem jamais ter posto os pés no Senado!!!

Me respondam: que diferença faz as duas coisas? E esse tresloucado senador pode está falando essas bobagens todas?

Associo-me ao Paulo Henrique Amorim que desafia quem revele a conversa que FHC teve com Heráclito. Ou vocês acham que um dos dois foi em fim de tarde tomar café na casa do outro e lá surgiu a idéia do emprego para a filha do Príncipe?

É evidente que não. Essas conversas ocorrem sempre via telefone. Quem apresenta a gravação, então?
Vocês estão lembrados do caso Renan Calheiros que teve de renunciar à presidência do Senado? Um dos motivos era que Renan tinha uma filha fora do casamento, fruto de um relacionamento com uma jornalista, etc.

A mídia dissecou e esquartejou o senador alagoano, até vê-lo cair.
A cada dia surgia mais um escândalo. A coisa ficou insustentável para ele.

A conservadora e hipócrita mídia não fez a mesma coisa, aliás, nada fez e omitiu tudo, quando Fernando Henrique Cardoso engravidou a Mirian Dutra, repórter da Globo. Os dois tem um filho que hoje vive em Paris, com a mãe. A Globo escondeu o caso, acobertou FHC e “exilou” a sua funcionária na cidade luz. E o assunto foi esquecido.

Por último, a Fundação José Sarney pediu dinheiro à Petrobrás para implantação de projetos de modernização da biblioteca daquela instituição. Isso é um “crime grande” que precisa ser investigado pela CPI.

O Instituto FHC fez a mesma coisa e pediu 500 mil à SABESP, a mídia fez ouvido de mercador, e o Pedro Simon idem. Depois ainda diz que não há belevolência para com o ex-presidente.
Que maravilha! Isso é que é ser imparcial!

Agora mais recentemente, FHC pediu dinheiro à própria Petrobrás. Levou 6.000 mil dos 15 mil que pediu, segundo o Conversa Afiado do PHA.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

SARNEY E O EFEITO ÁRVORE CAÍDA

É possível que Sarney venha renunciar à presidência do Senado, tendo em vista o agravamento de sua situação com as denúncias contínuas de favorecimentos de todo tipo de seus familiares, inclusive, até o namorado de sua neta que foi admitido como servidor do Senado Federal por um dos atos secretos de Agaciel Maia e com uma “forcinha” do presidente.

As gravações mostradas pela mídia sobre este episódio, até podem ter sido feitas há algum tempo, mas é inegável que tem um imenso poder de desgaste sobre Sarney.
A oposição, ao que tudo indica, está conseguindo seus objetivos.
A Globo idem.

Só não esperem, esses abutres e falsos moralistas, que com a queda de Sarney eles derrubarão o Presidente Lula. Afinal, esse é o seu maior objetivo. Todo e qualquer louco é capaz de perceber isso.
Sou daqueles que comungam da ideia de que, com a renúncia de Sarney nada irá mudar nem no País, nem no Senado. Esse negócio de que com a saída do Presidente da Casa, esta passará por uma ampla reforma não passa de balela e hipocrisia.

Se Sarney sair, entra Marconi Perilo, do PSDB de Goiás que não é lá grande coisa. Entrará no afã desvairado de desustruturar o Governo e fragilizá-lo tendo em vista as eleições do ano que vem.

Há pelo menos 14 anos, desde quando o PSDB era Governo (FHC) e o Senado era controlado pelo Planalto que os problemas existem por lá. Isso equivale dizer que os atos do Diretor e da Secretaria Geral, da Mesa Diretora bem como de todos os seus demais órgãos deveriam ter o conhecimento e, por conseguinte, a aquiescência do presidente. Se não tiveram é porque houve omissão, incapacidade administrativa e irresponsabilidade.

É no mínimo estranho e tremendamente suspeito o fato de somente agora vir a se descobrir irregularidades que ocorrem ao longo de quase duas décadas.

E onde estavam PSDB e DEM com seus parlamentares e paladinos da moralidade?
O que estavam fazendo Arthur Virgílio, Demóstenes Torres e seus discípulos demagogos? Estavam dormindo ou emblados no doce sonho dos coniventes?

O certo é que se Sarney cair, muita gente não conseguiria ficar de pé, pois ali no Senado poucos, muito poucos mesmos ainda se salvam.

Vá ao Blog do Urias (
http://blogdourias.blogspot.com) e leia:

Sarney é como árvore podre, pode até cair... mas leva muita gente com ele.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Deus é Juíz, juíz não é Deus.

Uma vez, um advogado me disse que em período eleitoral um juíz tem plenos poderes, poderes supremos e pode determinar o que (ele) bem quiser.

Eu achei aquilo uma abominação. Porque eu sou extremamente contra qualquer tipo de arrogância, de abuso e autoritarismo.
Ninguém jamais irá me convecer que juíz pode tudo, que juíz tem poderes absolutos. Independente de tempo ou período.

Para o exercício de toda e qualquer atividade humana existem parâmetros e um limite a sere observado. Para mim, para você – para nós, simples mortais – esse limite é a lei. Para todos, a Constituição do Brasil. Para o juíz também.

Tem chamado a atenção do País o caso do menor acusado de matar um amigo em uma fazendo no Mato Grosso. Ele foi preso numa cadeia pública, o que é ilegal e fere o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
O garoto tem somente treze anos. Uma criança. O que ele matou tinha doze anos de idade. Uma tragédia que o advogado de defeza chamou de fatalidade.

A juíza disse que o menor matou porque queria matar e que “o menor agiu com frieza”.
Não creio que essa juíza tenha poderes sobrenaturais. Acho impossível que ela estivesse no galpão onde estavam os dois garotos. O local se quer foi periciado. Como ela pode chegar a tal conclusão?
O que se sabe é que juíz é um ser quase superior.

Tem até os que dizem que ninguém sabe o que tem na cabeça de um juíz. Ei sei que na cabeça de muitos juízes tem algo que a gente pode chamar de empáfia.
A altivez pode levar o juíz a pensar que ele é Deus, porque Deus é Juíz – um juíz justo e que, ao contrário, aplica a lei do livre arbítrio.

O caso da juíza de Mato Grosso é relevante em virtude da afrontosa ilegalidade cometida, o que poderá ser considerado abuso de poder. Segundo o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) “não há hipótese” na legislação brasileira de um adolescente ficar preso em cela do sistema carcerário comum ou de delegacias.

Mas uma juíza em Mato Groso entendeu que a lei é para ser cumprida por todos – ela é a excessão.

Daqui pro Natal a gripe acaba com o Brasil, segundo a mídia

Segundo os cálculos da mídia brasileira, que quer derrubar o Presidente Lula, até o Natal – no mais tardar o reveillon – a gripe suína vai acabar com o Brasil ou, pelo menos, com o que de melhor existe no Brasil – os brasileiros.
Isso porque o jornal A Folha de São Paulo versão online, publicou no último dia 19, uma matéria com a seguinte manchete: “Gripe pode afetar até 67 milhões no Brasil em até oito semanas”.
Passo a publicar parte de texto reproduzido no Conversa Afiada do grande PHA a respeito dessa que se traduz na maior tragédia na visão alarmista e conservadora da imprensa de 5ª categoria:
Da Folha: “A pandemia de gripe provocada pela nova variante do vírus A H1N1 poderá atingir entre 35 milhões e 67 milhões de brasileiros ao longo das próximas cinco a oito semanas. De 3 milhões a 16 milhões desenvolverão algum tipo de complicação a exigir tratamento médico e entre 205 mil e 4,4 milhões precisarão ser hospitalizados, informa Hélio Schwartsman”.
Mas no UOL, o volume total de infectados através do número fornecido pelo governo, não chega a mil…
Repare que não há nenhuma fonte para a prospecção pirotécnica que a Folha faz. Ocorre que a semana tem sete dias. Oito semanas, ao que consta, são 56 dias. Ou seja, pelas contas da Folha, 1,19 milhão de pessoas, por dia, teriam gripe suína. Um número completamente absurdo.Tem-se a nítida impressão de que ao menos em tese, a Folha estaria manipulando esses dados de infectados. Aliás, os números da Folha são tão falsos como a ficha da Dilma. Na verdade, a gente nem leva em consideração o que o jornal fala. A gente sabe que há diversos outros fatores que envolvem o interesse do noticiário, como por exemplo a venda de remédios, a venda de vacinas, etc.A gripe suína da Folha está mais para ratazana!Abs, do Proença
Em tempo: na primeira página desta terça feira, a Folha (*) volta a alarmar a população e transmite mais gripe suína. Em títulos garrafais: “Gripe suína mata mais 6 em SP; país (?) já soma 22 mortos”. Como demonstrou o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, no Bom (?) Dia Brasil, a gripe, a gripe nossa de sempre, mata tanto quanto a suína. Mas, para o PiG (**), a gripe suína é um dos elementos da estratégia para derrubar o Presidente Lula. Como foi a epidemia da febre amarela. O PiG(**) alarmou tanto, que muitos morreram por tomar vacina desnecessária. Nesse caso, o principal “alarmador” foi o Globo… A Globo News, por exemplo, e sua coleção de “wannabes” da Miriam Leitão, dedica todas as manhãs a disseminar a gripe suína …
Se fosse verdade o que a Folha diz, e considerando que restam somente 153 dias para o término do ano, pelo menos 183 milhões de brasileiros morreria vítimas da gripe do México. Quer dizer, pelas contas apocalípticas da Folha, restariam apenas 7 milhões de brasileiros para contar a história.
Isso é que é tragédia!!! Deus, ao mandar o dilúvio, segundo a Bíblia, para acabar com o Mundo, saiu perdendo para a mídia brasileira!. Deus comenteu um pequeno vacilo: mandou água. Poderia ter mandado gripe suína.
Na edição de l9.07, o Jornal Hoje da Globo, exibiu uma reportagem que teve 18 minutos de duração. Geralmente qualquer reportagem naquele programa de jornal não ultrapassa quatro minutos – a média é dois, dois minutos e meio.
O absurdo é tanto e a vontade velada de incutir o estado de pânico na cabeça do povo tão desmedida que a repórter usou uma tinta spray para tingir uma folha em branco de papel, com o intuito de comparar a um espirro de pessoa contaminada.
Aí apareciam os ingênuos na tela da Globo, falando as mais diversas preciosidades, tipo: “eu não vou mais ao bar”; eu não ando mais de ônibus, avião ou de metrô” ou “...eu percebi que o homem ia espirrar, e saí correndo”.
O que a Globo, a Folha, enfim, a mídia quer, mesmo, é causar o pânico, o medo e por fim, o ódio da população contra o Governo. Porque em 2010 tem elçeição presidencial. Ela tem certeza que quem for indicado pelo Presidente Lula, vai ganhar no Primeiro Turno.
Como o Congresso Nacional está em recesso, e como somente as acusações contra o Sarney não são sufucientes para atingirem o Governo, nada melhor do que uma gripe que mata 1.200.000 pessoas por dia.
A mídia aposta que vai pegar o Governo agora.
Cuidado: a gripe da mídia vai extinguir o Brasil!

terça-feira, 21 de julho de 2009

Coisas que não acontecem no Brasil

Deu no Conversa Afiada, do Paulo Henrique Amorim.

Condenado pela terceira vez, Alberto Fujimori, ex-presidente do Peru, pega sete anos e meio de cadeia.

O notável PH reproduziu trecho da notícia que saiu no Estadão Oline:

LIMA – O ex-presidente do Peru Alberto Fujimori foi condenado hoje a sete anos e seis meses de prisão por ter entregue ilegalmente US$ 15 milhões, retirados de fundos públicos, ao seu ex-chefe de inteligência Vladimiro Montesinos. O tribunal, presidido pelo juiz César San Martín, concluiu que Fujimori é culpado dos delitos de peculato e falsidade ideológica e que os feitos ilícitos têm como agravante o fato de terem sido “premeditados e planejados”.

Cada vez que leio sobre ex-presidentes – sejam estes ditadores ou eleitos pelo voto democrático – que cometeram irregularidades quando no poder, sobretudo na América Latina, me sinto profundamente contrariado e me vem aquela inquietante interrogação: por que só no Brasil as coisas tem que ser diferentes?

No Brasil os ditadores que perseguiram, torturaram e mataram centenas de pessoas estão livres de responder qualquer processo e são até capazes ainda de darem entrevistas para a revista Veja ou à Folha que apoiou a ditadura e disse que ela até foi branda. (O Paulo Henrique Amorim identifica a Folha de São Paulo como a ditabranda).

No Brasil Fernnando Collor confiscou a Poupança dos brasileiros, quebrou o País e o envolveu numa rede de corrupção e escândalos, foi cassado e hoje é Senador da República.

Personagens donos de uma ficha suja tipo um Paulo Maluf ou Jader Barbalho não encontram dificuldades e se elegem deputados federais.

Parece que a Justiça de lá pode até tardar, mas não tem falhado, ao passo que a nossa... Bem vai custar muito a chegar o dia em que veremos, por exemplo, um Daniel Dantas na cadeia.

Os peruanos devem sentir um orgulho danado dos seus juíses, ao contrário de nós que temos uma justiça onde o presidente da sua maior corte é dono de negócios e emprega em suas empresas jornalistas que trabalham para emissoras de televisão conservadoras e que tem como objetivo principal derrubar o Presidente da República.
Aqui o Presidente do Supremo concede entrevistas para antecipar a sua opinião e o seu voto sobre uma questão qualquer que não se sabe nem ao menos quando chegará para julgamento no STF.

O título dessa crônica, poderia ser também “Coisas que só acontecem no Brasil”.
Fica até fácil para a grande mídia falar da Bolívia ou da Venezuela – já que falar de Cuba sem Fidel Castro não tem mais graça – enquanto se omite em questionar os grandes temas de interesse nacional.

Voltando ao assunto, veja como PHA faz o fechamento da nóticia da prisão de Fujimori. Ele traça em poucos parágrafos, alguns paralelos entre o que ocorreu a ex-presidentes na América Latina, e escreve:

O Governo do Farol de Alexandria (Fernando Henrique Cardoso – Orlando) foi o ÚNICO do mundo a apoiar publicamente a terceira eleição de Fujimori..A embaixada do Brasil em Lima era uma extensão do escritório de Vladimiro Montesinos, o espião-chefe de Fujimori, que foi preso pela CIA, porque trocava armas por cocaína da Colômbia..
Fujimori renunciou à Presidência por fax e fugiu para o Japão..
Fujimori foi o campeão do neoliberalismo no Peru..
O campeão do neoliberalismo no México, Carlos Salinas de Gortari, fugiu para a Irlanda..
O campeão do neoliberalismo no Chile, Augusto Pinochet, morreu em prisão domiciliar e só não foi para a cadeia porque deu parte de maluco..
O campeão do neoliberalismo na Argentina, Carlos Menem, não pode ver um carro da Polícia que sai a correr..
Aqui, o campeão do neoliberalismo, o Farol de Alexandria, recebe US$ 50 mil por palestra, mais o jatinho alugado..
(E Daniel Dantas está solto …).”

Lula só não será presidente pela terceira vez porque não quis e não quer.
FHC só não foi para o 3º mandato porque aí já seria imoralidade demais. Ele não foi porque não pode. Mas ainda criou a reeleição, subornando o Congresso com a flagorosa e escandalosa compra de votos na Câmara dos Deputados. Coisa que a mídia escondeu, e esconde até hoje.

Mas apoiou a 3ª ;eleição de Fujimori , no Peru. E deu no que deu. Fujimori e FHC são o que são. Cada um a sua maneira.

domingo, 19 de julho de 2009

A LADAINHA DA GRIPE – E DA MÍDIA

Há algum tempo – logo que a Gripe do México começou naquele país – rabisquei um texto, porém achei por bem não publicá-lo.

Meus amigos me alertaram dos riscos que eu estaria correndo, pois desde dali eu achava o que ainda continuo achando: existe muito alarde e uma dose excessiva de pânico implantada pela mídia a respeito de tal gripe.

Naquele texto eu dizia que já tinha sido dado tanto nome à gripe mexicana que ela ficou igual a ladainha de todos os santos.
Fazia referência também ao interesse da mídia na divulgação da doença.

Algum tempo passou e pouco se falava da nova (?) gripe.
Eu tinha certeza de que se a doença chegasse ao Brasil e, em cosequência desta ocorressem óbitos, a mídia começaria a questionar e findaria por responsabilizar, como de costume, o Governo por tudo.

Acho que, lamentavelmente, eu não estava equivocado.
Neste domingo (19) ela (a mídia), anuncia a 11ª morte no Brasil em consequência da doença. Sete vítimas apenas no Rio Grande do Sul. Mais três morreram em São Paulo e uma no RJ.

O Ministério da Saúde anunciou que a vacina contra a gripe suína só estará disponível para o inverno de 2010.
O Governo chegou a orientar as pessoas que evitassem viajar para o exterior, sobretudo para a Argentina e o México, mas parece que elas continuam viajando.

Não tenho dúvida: se o número de mortes aumentar a mídia, tendo à frente a Globo e os jornais conservadores e sensacionalista, leia-se Estadão, Folha e O Liberal, no Pará, entre outros, partirão pra cima do Presidente Lula para incriminá-lo.

Como fizeram no tempo da chamada “epidemia” de dengue e do famigerado apagão aéreo. Em ambos os casos, a mídia atribuiu a máxima culpa ao Governo Federal. Um jatinho pilotado por dois amerciacos se choca no ar com um Boing e o Lula foi o culpado. Um outro avião ao pousar em SP não conseguiu parar... uma rara fatalidade. Mas o Lula parece que andou “mexendo” nos freios da aeronave. Porque a mídia o culpou por aquela catástrofe. (A partir dali tudo mudou, porque o Nélson Jobim virou Ministro da Defesa!).

Queiram me perdoar a grosseria, mas a mídia brasileira, em grande parte, está mais para urubu em carniça. Quanto mais a coisa fede, mais gosta.
Ela sempre está mais interessada no pior.
Porque as piores notícias são as que dão mais audiência.

Como a gripe não era assim tão ruim e não matava ninguém aqui no Brasil, a imprensa estava pouco a pouco perdendo o interesse em falar dela.
A gripe de todos os nomes já não era mais a notícia que valhia a pena ser dada.

Agora já vale. Não demora e o Willian Bonner fará aqueles editoriais ridículos no JN.
E o país vai ver os beicinhos de menina triste da Fátima Bernardes.

E o Ministro Temporão se submeterá aos caprichos da Veja e ocupará as suas páginas amarelas numa entrevista para o PSDB e DEM criticar no Senado. O Mercadante falará à TV Globo dos esforços do Governo para conter a “pandemia”.
A Rede Globo fará de tudo para transformar em “ipope” a gripe da vários nomes mesmo sabendo que todos sabem que não é preciso ninguém entrar em pânico.

As autoridades afirmam que em 99% dos casos, mesmo que seja diagnosticada a doença, as pessoas ficam boas, mesmo sem tratamento.
Mas a mídia prefere dizer que a gripe mata, algo assim como se fosse “uma doença incurável e mortífera”.

Conclui-se que uma gripe que começou sendo do porco, depois foi do México e findou não sendo de ninguém – pode ser da Globo e do resto da mídia – pode ter um nome a mais: Gripe do sensacionalismo.
A gripe era uma epidemia que virou PANDEMIA! Só Deus salvaria a humanidade de tanto perigo!

A coisa não é bem assim. É possível que quem morra da gripe, na verdade morra em conseqüência de outras doenças das quais já sofria. Até os soros positivos que contraem o HIV – o vírus da AID’s – podem não morrer de Aids, e na mioria dos casos acabam morrendo em virtude de outras doenças.

Com todo respeito, mas não custa rezar a ladainha da gripe de todos os nomes – e da mídia.

Da gripe do México – livrai-nos, Senhor.
Da gripe suína – livrai-nos, Senhor.
Da gripe nova – livrai-nos, Senhor.
Da gripe influenza – livrai-nos, Senhor.
Da gripe H1N1 – livrai-nos, Senhor.
Da gripe da mídia – livrai-nos, Senhor.

INGLESES MANDAM LIXO PARA O BRASIL

Isso não é pra inglesver, é pra brasileiro cheirar

Enquanto o Brasil figura como o país mais desenvolvido entre os chamados em desenvolvimento, chama a atenção o fato de a Inglaterra ainda nos vê como uma “colônia” desabitada qualquer, uma espécie de depósito do seu lixo doméstico.

Autoridas brasileiras descobriram milhares de toneladas de lixo vindo do Reino Unido. Somente no Porto de Santos foram encontrados mais de 40 contêineres com 290 toneladas de material, contendo de baterias a fraldas descartáveis, seringa e restos de comida.

Há também outros contêineres no Rio Grande do Sul com o mesmo tipo de material enviado pelos ingleses.
A Polícia Federal investiga a possibilidade de haver outras 500 toneladas de lixo nos portos brasileiros. O material teria entrado ilegalmente no país, declarado por uma empresa importadora brasileira, com sede na cidade de Bento Gonçalves (RS), como “polímeros de etileno” (plásticos recicláveis), segundo o site G1 da Globo.

Neste domingo (19), a Agência Britânica do Meio Ambiente anunciou que todo o lixo deverá ser dovolvido à Inglaterra e os responsáveis pelo seu envio ilegal serão processados.
A repatriação pode levar algumas semanas.

O Ibama recolheu amostras do material para análise, mas já adiantou que são resíduos "altamente perigosos", segundo o chefe de fiscalização do Ibama no Estado, Antonio Ganme. "O óleo hidrocarboneto é tóxico e, nesse local, próximo do Porto de Santos, pode chegar à água e afetar a biodiversidade local", disse. "A degradação disso demoraria gerações. E causaria impacto na biodiversidade” – diz o G1.

O que se pergunta é para onde iria esse material tão nocivo à biodiversidade se não tivesse sido descoberto a tempo pela PF.

O ideal seria que nossas autoridades investigassem (e isso parece já está sendo feito) aquela importadora gaúcha, que ao que tudo indica, tem culpa no cartório, e fez tudo conscientemente, de maneira que não houve aí equívoco algum nessa operação criminosa que fere as normas internacionais, como a Convenção Internacional da Basileia, da qual o Brasil é signatário.

Os ingleses estão na defensiva e falam de equívos e ilegalidades em virtude da repercussão negativa que o episódio gerou. Mas algo insiste em me fazer acreditar em propósitos deliberados, algo assim como, “vamos madar isso pra lá... se colar, colou”.

Os ingleses estão agindo como aquele morador ao lado que joga o seu lixo por cima do muro para o quintal do seu vizinho.
Nós não somos vizinhos da Inglaterra. Ela tem vizinhos bem mais próximos. Só que estes são desenvolvidos e poderosos. Como ela.

Concluo como uma interrogação: Porque esse terrível “equívoco” cometido por tão “desantentos” exportadores e importadores pasou despercebido pelos olhos sempre atentos das autoridades inglesas?


Alô, alô Pará! Alô, alô Serra do Cachimbo! Coloquem suas barbas de molho. Fechem suas portas...

sábado, 18 de julho de 2009

POR QUE O "PAQUIDERME" INCOMODA A OPOSIÇÃO?

Do site Vi o mundo, do Azenha. Publicado em 18.07.09, às 22:13 horas. Atualizado, em 19.07.09, às 09:09 horas.

Atualizado em 18 de julho de 2009 às 20:00 Publicado em 18 de julho de 2009 às 19:19

por Gilson Caroni Filho, em Carta Maior


Falta de seriedade e má-fé não costumam dar bons resultados em profissão alguma. Em jornalismo, a união das duas "qualidades" costuma ser fatal. Se, de um lado, agrada ao leitor militante, aquele para quem a informação serve apenas para reiterar sua visão de mundo biliosa, de outro, põe em xeque a existência da própria imprensa como principal instância de visibilidade da vida pública. A justeza dessas observações parecem não preocupar os editores de O Globo. Pelo menos, os de política e economia.

Em sua edição de quinta-feira, 16 de julho, no alto da página 3, encontramos um artiguete que parece reforçar a tese de que a procura de isenção deve começar reunindo tudo o que houver de mais parcial, distorcido e tendencioso. A verdade, nas grandes redações, costuma estar escrita em código na mentira deslavada.

Intitulado “Ato falho", o pequeno editorial destila raiva e descontextualização. Serve puramente como pretexto para o jornalismo de campanha. Um vale-tudo que, ao contrário da luta que leva esse nome, não tem quaisquer impedimentos, sendo permitidas cotoveladas, cabeçadas e, principalmente, barrigadas. O objetivo primário é suprir a ausência de discurso organizado da oposição, animando o seu eleitor com critérios de análise baseados no denuncismo vazio.

Vamos ao texto do Globo: "Embalado pelo clima de comício que tem acompanhado suas incursões pelo país, Lula saiu em defesa da Petrobras, supostamente ameaçada de privatização."(...) Esse paquiderme agora é nosso". Pode ser simples menção ao slogan pela criação da estatal na década de 50- "o petróleo é nosso"- ou um ato falho derivativo do poder que sindicatos passaram a ter na empresa desde 2003. Por ironia, este aparelhamento é que significou uma privatização, só que em benefício de pequenos grupos de militantes sindicais e de partidos aliados ao Palácio"

No desdobramento do raciocínio do editor, o que há de plausível? O que vem a ser o “aparelhamento" que freqüenta as páginas do jornal com a mesma assiduidade que as louvações ao mercado e das contumazes críticas à ineficiência do Estado? Se o termo se refere a loteamento, entre militantes do partido e políticos da base aliada, de cargos estratégicos na administração da Petrobras, seria interessante uma matéria dominical que demonstrasse a existência de fisiologismo no fato de funcionário de carreira de uma empresa estatal ter preferência partidária. E mais: que essa preferência atropele planos de carreira ou premie a incompetência.
Seria o caso de perguntar em que governo o Globo viu a administração pública ser ocupada por burocratas ideais weberianos? No de Fernando Henrique Cardoso que vendeu 36% das ações da Petrobrás, que pertenciam à União Federal, na bolsa de Nova Iorque, por cerca de US$ 5 bilhões, sendo que hoje elas valem mais de 120 bilhões? A excelência administrativa consiste, como foi feito no governo tucano, em manipular a estrutura de preços dos derivados do petróleo em benefício das distribuidoras?
Uma empresa “não aparelhada" é aquela que descumpre acordo de aumento de salários e reprime o movimento de sindicalistas com forças do exército? A boa gestão é a que quebra o monopólio estatal do petróleo? O modelo ideal é aquele em que a Petrobrás descobria bacias de petróleo e o investimento era transferido para o exterior através dos criminosos leilões da ANP?

Os artiguetes do Globo e a CPI da Petrobrás têm o mesmo objetivo. Além de interesses eleitorais, visam a destruir a empresa vista por Sérgio Mota, ministro e amigo de FHC, "como um paquiderme que consumia US$ 9 bilhões em importações, prejudicando a balança comercial e a sociedade brasileira". Segundo ele, caberia a David Zylbersztajn, então diretor da ANP, desmontar "osso por osso" a estatal. Essa é a missão que mobiliza quadros políticos do consórcio demo-tucano. Além da sobrevivência política, esse é o eixo das perorações de Arthur Virgílio, Álvaro Dias e Demóstenes Tôrres, entre outros representantes da direita figadal. Não é por outro motivo que os jornais se empenham em investigar “irregularidades inadmissíveis.”

O que está em jogo é o destino de uma empresa que hoje está em quarto lugar entre as 200 maiores do mundo. Some-se a isso um futuro marco regulatório que, segundo o presidente Lula,"irá balizar o setor e evitará que outros governos tentem "privatizar" o insumo e conceder sua exploração a empresas privadas" e surge a noção exata do paquiderme que incomoda o entreguismo.

Gilson Caroni Filho é professor de Sociologia das Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha), no Rio de Janeiro, colunista da Carta Maior e colaborador do Jornal do Brasil


ELEIÇÃO 2010: MUITA MEXIDA ATRAPALHA


Publicada e atualizada, em 18.07.09, às 12:33 horas.

Sites sérios, imparciais e inteligentes, como o Conversa Afiado e Vi o mundo, há algum tempo vem comentando sobre a possibilidade de o Deputado Ciro Gomes concorrer ao cargo de governador por São Paulo, em 2010. Com o apoio do Presidente Luís Inácio Lula da Silva.
Até aí, tudo bem. Ou quase tudo.

O objetivo de parte do PT com a candidatura de Ciro é o de bater em Serra, depenar a tucanada e enterrar todas as possibilidades que teriam PSDB/DEM de continuarem mandando no estado por mais quatro anos, eles que já estão no poder daquele estado há 15 anos consecutivos.

Páira no ar aí, uma confissão de imcompetência do PT paulista, respaldada pelo Presidente da República: a de que ninguém que seja petista tem condições para cumprir tal tarefa.

Isso porque o nome de Marta Suplicy já está saturado e infinitamente desgastado e não reúne nenhuma chance de vitória. O Senador Aloizio Mercadante, idem, considerando haver momentos nos quais fica difícil de dizer que ele não é do PSDB. Por demagogia, prefere jogar para a platéia e toma partido de opiniões que vão de encontram ao governo, ao PT e, creio, contra a sua própria consciência. Não dá para acreditar nele.

O PT, na verdade, não tem nome para a eleição paulista do ano que vem. Todavia, ter que “importar” Ciro do Ceará – mesmo que ele tenha nascido em São Paulo – não acho uma boa idéia.

A coisa fica mais complicada, ainda, quando surgem novos boatos dando conta do encontro entre Aécio e Ciro.
Haveria a possibilidade de uma chapa Ciro/Aécio para presidente.

Coisa na qual também não quero acreditar. Não seria bom para o Presidente Lula nem para o País.
Com tal chapa, a Ministra Dilma não ganharia no 1º turno.
E no segundo, PSDB/DEMO adeririam a Ciro, e seriam acompanhados por PV, PPS e outros pequenos e médios partidos.

Para isso, porém, o governador mineiro teria que aderir a uma nova agremiação partidária. Comentam que ele estaria com um pé no PSB e que os tucanos não lhe perdoaram pelo encontro que teve com Ciro. O pior é que Ciro detonou Serra diante de Aécio e este não esboçou nem uma defesa do colega paulista. Acho até que ele tenha gostado.

O curioso nisso tudo é que a mídia até agora tem mantido um silêncio que chega a aguçar nossa imaginação.

Não há interesse em mostrar o encontro de um governador de estado filiado ao PSDB com um deputado que pode vir a ser candidato ao governo paulista ou mesmo à presidência da República?

Por que a mídia deu destaque ao encontro entre Serra e Aécio no Mineirão onde os dois assistiram ao jogo Cruzeiro e Estudiantes e só não deram mais alarde à notícia porque o time mineiro saiu derrotado, dizem devido ao pé frio do governador paulista?

Ocorre que a mídia (Globo e companhia) se pela (do verbo pelar) de medo só de imaginar que o adversário da ministra Dilma não seja do PSDB, mais especificamente, José Serra.

Globo e companhia sabe que Serra perde pra Dilma no primeiro turno.
Mas todos fiquem sabendo: se houver segundo turno a mídia ultra-conservadora, tendo a frente a Globo, apóia até o Zé do Caixão, contra Dilma.

Bom mesmo seria deixar, em parte, as coisas como estão. Ciro no Ceará como deputado ou mesmo senador. Já Aécio Neves, bem poderia ser um grande vice – da Dilma.

Política é como time de futebol: muita mexida pode atrapalhar.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

QUEM QUER A RENÚNCIA DE SARNEY JÁ PERDEU PARA LULA

Tomara que a imprensa dê um tempo aos brasileiros, e com a ajuda do recesso parlamentar esqueça a crise do Senado, assim, como – graças a Deus – esqueceu o Michael Jackson que, ufa! ninguém aguentava mais.

Mas tenho absoluta certeza de que isso não será nada fácil.
Porque Sarney, como Lula quis dizer, não é uma pessoa comum.
Ele é o Presidente do Congresso Nacional – alguém pelo qual não boto minha mão no fogo – ex-presidente da República e uma velha raposa.

Sarney é “dono” do Maranhão e se elege senador pelo Amapá.
Tem força, liderança e capacidade agregadora.

Sua presença como aliado político – de Lula ou de quem quer que seja – simbolisa um elevado aumento das probabilidades de sucesso em qualquer pleito eletivo, em qualquer tempo.
Os tucanos hoje dissecam Sarney, porém ontem o bajulavam quando este era da base aliada do governo FHC.

Há tempos que venho analisando os problemas vividos pelo Congrasso brasileiro.
(Todos sabem que o termo “crise” átribuído aos problemas do Senado foi imputado pela grande imprensa porque o nome crise gera mais impacto, chama mais a atenção e dá a dimensão de grandiosidade, catástrofe e escândalo. E ajuda a vender mais jornal ou revista. E lhe dá, acima de tudo, um pouco mais de audiência, pois quem está em crise mesmo é a imprensa brasileira).

Não que o Senado não viva um momento de extrema dificuldade. Vive, e isso é cristalino.

Daí, dizer e querer fazer com que todo mundo acredite que Sarney é culpado por tudo, e que somente com a sua renúncia todos os problemas se resolverão, como se a corrupção praticada por dez corruptos fosse apagada ou esquecida com a punição de um só destes, isso não passa de uma tremenda demagogia, para dizer o mínimo.

Na minha modesta análise, eu concluo perguntando: por que a grande imprensa, a mídia brasileira, tendo à frente a Globo, que trabalha para derrubar o Presidente Lula, não deu a mesma imprtância que tem dado às questões no Senado aos problemas vividos pela Câmara dos Deputados nos chamados escândalos das passagens aéreas e a respeito do deputado do Castelo que acabou sendo inocentado? Porque a Globo não pediu a renúncia desses parlamentares?

Por que o Presidente da Câmara, Deputado Michel Temer, não foi também responsabilizado por esses escândalos?

Simplesmente por não terem (os deputados e Presidente da Câmara), nem de longe, a representatividade e o cacife que tem José Sarney.

Porque Michel Temer não chega – e não é – nem a sombra do Senador maranhense. Ainda que fosse uma referência no quesito honestidade e um modelo ético a ser seguido.
Ainda que Temer fosse em tudo o oposto a Sarney, e eu não duvido que o seja, ainda assim, nem a Globo nem a opsição pediriam que renunciasse.

Lula elege Dilma em 2010 sem Michel Temer.
Lula elege Dilma em 2010 sem Sarney. Só que com um pouco mais de dificuldade.
E essa conta a oposição já fez. E agora o que a oposição quer fazer é atrapalhar, fragilizar o governo pra evitar que a Ministra Dilma ganhe a eleição no primeiro turno, o que seria uma humilhação. Aí, a oposição é quem iria entrar em crise.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

PAJELANÇA EM BAIXA

Publicada quinta feira, 16.07.09 e atualizada, em 18.07.09, às 12:42 horas.
Qualquer escrivinhador sério – seja jornalista, blogueiro ou os dois – sabe que na grande imprensa nacional (leia-se Globo, Veja e outros jornalecos de 5ª) os chamados analistas políticos e econômicos, em sua grande maioria, não engolem o Presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Porque ele é de origem pobre.

Lula é nordestino, um operário e não tem Diploma de Economista (isso nem o Serra que diz que tem, não tem). Lula não é sociólogo (ele não quebrou o Brasil, quem quebrou o Brasil três vezes, segundo Paulo Henrique Amorim, foi o FHC) e nem tem olhos azuis.

A mídia brasileira é tão anti-Lula que não tem o menor pudor de ser contra o Brasil. Para a mídia, o quanto pior que as coisas possam ficar, melhor será para ela porque a mídia é pró-PSDB/DEMO.

A Mirian Leitão – que o PHA chama de “urubóloga” – sempre e sistematicamente torceu para que o Brasil dê errado. A Mirian é até capaz de mentir, de esconder e alterar dados oficiais. Seus prognósticos são sempre os piores.

Essa moça tem usado alguns gráficos nos telejornais da Globo para mostrar os índices negativos de tudo o que se refere à economia e à geração de emprego e renda no País. E é incrível como os seus gráficos estão sempre apontados para baixo. Tudo o que o Governo faz ou fará para ela é e será sempre negativo.

Na última quinta feira ela teve que engolir as boas notícias vindas da China, primeiramente. Lá a economia cresceu 7,0% nos últimos seis meses. Mas logo depois, foi obrigada a concordar que a economia brasileira apresentou crescimento no primeiro semestre, e o PIB poderá crescer até o final do ano, de 0,5% (para os pessimista e agourentas como ela) até 2,0% (para as pessoas normais, como eu e você).

Constrangida, a Mirian sequer comentou o fato de a GM anunciar investimentos da ordem de R$ 1 bi no Brasil até 2012.

Com finaciamento de bancos públicos nacionais! (de acordo com o Vi o mundo do Azenha).

Ela não também não comentou a ótima, POSITIVA notícia do Ministério do Trabalho. Essa notícia diz que “somados aos 119.495 empregos formais celetistas em junho, o Brasil fecha o primeiro semestre de 2009 com saldo positivo de 299.506 novos postos de trabalho gerados”, segundo o Coversa Afiada do grande Paulo Henrique Amorim.

Afinal, já que perguntar não ofende, eu quero saber se essa imprensa ainda não percebeu que o povo não a engole mais? Será que ela ainda não descobriu que está completamente desacreditada pelo povo brasileiro?
Alguém aí, do outro lado, ainda acredita no que a Mirian Leitão diz?

Está mais do que claro, os pajés da economia estão quebrando a cara. Apostaram que o Brasil não ia dar certo e se ferraram.

A mídia ultra-conservadora e anti-Lula está em baixa.
A sua pajelança também.


quarta-feira, 15 de julho de 2009

PIZZAIOLOS, SIM

Li dos amigos navegantes do Conversa Afiada de Phenrique Amorim, que Lula é um cara iluminado e que diz aquilo que muitos brasileiros não tem a oprtunidade de tornar pública o que gostariam de dizer ao chamar de pizzaiolos os senadores da oposição, com o que concordo redondamente.

Se fosse possível – pois muita coisa o Presidente não pode falar por motivos protocolares, etc., etc. – Lula poderia fechar com chave de ouro seu raciocínio, acrescentado-os o adjetivo de HIPÓCRITAS.

Vejo tremendamente enojado as atitudes dessa atabalhoada oposição, sem rumo e sem foco. Ela procura se apegar a qualquer coisa que seja dita pelo Presidente Lula ou por alguns dos seus milhares de seguidores, fãs e eleitores.


Qualquer coisa serve para esses pobres e mesquinhos vultos, desde que tenha a sombra, mesmo que pálida do Palácio do Planalto.

Chamar os senadores do PSDB/DEM de pizzaiolos não constitui crime algum, nem deveria afrontá-los. No atual contexto, chega ser um elogio.Lula apenas estava se referindo ao fato de a oposição dizer, com extrema dor-de-cotovelo, diga-se de passagem, que a CPI é chapa-branca e irá terminar em pizza. E daí? Quantas CPI’s foram criadas nos governo do príncipe FHC? E no governo do eterno candidato derrotado para presidente José Serra, em S. Paulo. Nem uma.

Uma vez ouvi dizer que a democracia é a arte de governo aonde quem manda é a moiaria.

Se o governo tem a maioria na CPI ou no Conselho de Ética, azar da minoria. E que sejam eternamente azarada essa oposição paupérrima e esquizofrênica que aí está.

A verdade é que a oposição não tem discurso diante dos fatos. Para o PSDB, a crise infelizmente está passando, ela está com os dias contados. Que exploda também o DEM por isso.

O Presidente Lula, ao afirmar que dentro de dez anos o Brasil será a 5ª maior economia do mundo, mais do que reacender o ódio viral da oposição que queria que as projeções fossem para baixo, acendeu o forno das vaidades no qual os raivosos pizzaiolos arderão com sua inveja.

Talvez o Arthur Virgílio não espere para ver, visto que a qualquer hora ele poderá explodir e se decompor materialmente num dos seus surtos de ódio, popularmente chamado xilique.

E, muito provavelmente, FHC corte os pulsos, como diz Paulo Henrique Amorim, e o acompanhe, rumo a uma pizzaria qualquer localizada numa plataforma da Petrobrás – a P36, lembram dela – que ele afundou...
Lula é, sim o CARA. E um cara iluminado. Inteligente e trabalhador.

Não é economista nem sociólogo, mas é nordestino e com ele o Brasil ganhou reconhecimento internacional.
Lula é o referencial... E isso incomoda muita gente. É nisso que dá ser o Cara. Vai uma pizza aí?


IRRESPONSABILIDADE SEM FRONTEIRAS

A mídia, tendo a frente a Globo, o Estadão e a Folha, não vê a hora de anunciar a renúncia de Sarney da presidência do Senado.
Para ela isso é como dá um soco na boca do estômago do Governo.


Os aliados e representantes da imprensa ultra-conservadora no Senado, incluindo o Pedro Simon – que é do PMDB mas disse ter vergonha de ser do PMDB por causa do Sarney e que não sei por que não faz logo a sua ficha no PSDB – já não querem mais o afastamento de Sarney do cargo. Isso já não basta para eles. Querem agora é que ele renuncie.

Os senadores oposicionistas ao Governo são os verdadeiros abutres negros cuja cor se reflete no terno que usam, à espera da morte de sua presa, nesse caso, o Presidente José Sarney. Aliás, eles estão quase o devorando vivo, na ância de empossarem o Marconi Perilo.

Louco para ser verdade, “O Bom Dia Brasil” da Globo, dizia hoje pela manhã, que a permanência de Sarney é tudo o que a oposição mais quer. Com ele no cargo, segundo a Globo, o Governo continuará no olho do furacão.
A situação tenderá a piorar porque não sendo votada a LDO/2010 os parlamentares não entrarão de recesso, e o assunto Sarney continuará em evidência.

Se a solução para a crise fosse simplesmente a saída do Presidente do Congresso, seria muito pouco provável que a oposição estivesse tão desesperadamente lutando para que isso aconteça.
A não ser que o Pedro Simon esteja cada vez mais débil e gagá e o Arthur Virgílio perdido o resto do equilíbrio que lhe sobra.

A oposição – a imprensa está contida aí – sabe muito bem que atacando Sarney o golpe repercute no Governo. E que caindo Sarney o Governo obrigatoriamente não perde uma guerra, mas uma grande e importante batalha tem a oposição como vencedora.
Alguém poderá antecipar a opinião de que sou um pró-Sarney e o estou defendendo. O que seria uma grave falta à verdade.

Sarney é o mesmo que a Globo sempre bajulou e para o qual deu o controle do seu sistema de comunicação no Maranhão, assim como o ofertou para ACM na Bahia, os Maia no Rio Grande do Norte e os Collor em Alagôas.
No Pará, a Globo é representada pela família Maiorana cujo jornal impresso – “O Liberal” – é o estatudo do PSDB e reproduz sistematicamente frases e pensamentos imbecis de entrevistados e colonistas da Veja.
José Sarney é aliado e protegido de Rennan Calheiros que foi munistro de FHC.

Sarney, que como Antonio Carlos Magalhães serviu à Ditadura de 64 e que a mídia – em parte – apoiou, sobretudo a Folha disse que foi uma ditadura branda, também foi da base de apoio do governo de Fernando Henrique.
Se Sarney não presta, e isso é real, peço que me apontem os que prestam dessa oposição rapinadora?

Duvido que algum idiota da oposição me diga que se Sarney fosse filiado ao DEM ou PSDB, portanto, contra o Presidente Lula, eles estariam pedindo que renunciasse.
Todos eles estão querendo é atingir o Governo, interromper a candidatura da Ministra Dilma à presidência e tentar botar fogo na CPI da Petrobrás.

Talvez até ja devam ter percebido o óbvio: ainda que Sarney venha renunciar, nada mudará o quadro para as eleições do ano que vem. Mas para uma oposição desesperada com o mal cheiro de mais uma derrota que se aproxima, a irresponsabilidade para ela não tem fronteiras.

Para quem criou uma CPI que põe em risco a maior e mais estratégica empresa para a economia brasileira, a renúncia de um presidente do Congresso e a governabilidade do país não tem nenhuma relevância.

À oposição, os seus interesses se sebropõem aos interesse do Brasil e da Nação.
E isso se chama golpe. Pura,simples e descaradamente.






terça-feira, 14 de julho de 2009

CPI – O FALSO PALANQUE DA OPOSIÇÃO

Mais uma derrota de José Serra numa eleião presidencial tem início hoje, com a armação do palanque político que se dará nesta tarde, no Senado.
A CPI da Petrobrás terá um efeito bumerangue para a oposição, sobretudo para o PSDB, já que o PFL não passa de coadjuvante e um apêndice, tipo uma íngua, do partido de Arthur Virgílio (o tic-tic nervoso) e não tem em seus quadros um único nome com qualquer representatividade, a não ser nos quesitos “folclore” e “esquisito”, no qual auele camarada, o chamado Heráclito Fortes é imbatível. Aliás, esse senhor faria tremendo sucesso no “ingênuo” e desinxabido programa infantil Chaves, do SBT.
Desmoralizado depois de concluída a CPI, o PSDB vais descer de um palanque no qual tentou falar muito e não disse nada e subirá noutro, para não ter nada pra dizer.
Isso se o partido de FHC não for surpreendido com o feitiço se voltando pra cima do feiticeiro. Coisa bem parecida já está acontecendo antes mesmo do início dos trabalhos da CPI enolvendo o IFHC (Instituto Fernando Henrique Cardoso) que tem os mesmos objetivos da Fundação José Sarney, que é o de preservar a memória de um ex-presidente da república.
Paulo Henrique Amorim, publica no seu Conversa Afiada, matéria na qual informa que o IFHC fez algo semelhante ao que fez a Fundação José Sarney. Veja nesse trecho o que ele diz, reproduzindo notícia divulgada no Blog dos Amigos de Presidente Lula:
"Nesta quinta-feira (9) o Estadão traz denúncias contra a Fundação José Sarney (uma entidade privada, tanto quanto o Instituto FHC e a Fundação Roberto Marinho), por ter projeto de preservação e Recuperação dos Acervos Bibliográfico e Museológico da Fundação José Sarney, com base na lei de incentivo à cultura.Com base nesta lei a Fundação apresentou projeto ao ministério da Cultura, foi aprovado, e a Fundação pode captar dinheiro de empresas para patrocinar o projeto. As empresas, em compensação, podem abater este valor do imposto de renda a pagar.Quem patrocinou o projeto foi a Petrobras, e o valor foi de R$ 1.213.205,39.O Estadão denuncia que houve desvios dentro da Fundação José Sarney com este dinheiro. Ainda não há, até o momento desta nota, resposta no blog Fatos e Dados da Petrobras.Mas até onde entendo, a empresa não tem qualquer ingerência na execução do que se passa dentro da Fundação José Sarney. Ela apenas fez o patrocínio, e tem, em contrapartida, compensação nos impostos, e divulgação da marca. Pode-se questionar se o patrocínio é bom ou ruim, e se tratar-se-ia de favorecimento político.Porém, outro ex-presidente está na mesma situação, e em montantes bem maiores.Então, como alegar favorecimento à Sarney, se outro ex-presidente usa do mesmo expediente para preservar sua memória?O Instituto FHC, apresentou seu projeto de digitalização do acervo de FHC e captou da mesma forma um valor quase 5 vezes mais elevado do que Sarney: R$ 5,7 milhões.A captação de FHC se deu na Sabesp (estatal do governo paulista, hoje de José Serra, na época, de Geraldo Alckmin), e diversas empresas beneficiadas pelas privatizações, ligadas aos tucanos. Todas descontaram no Imposto de Renda o valor repassado ao iFHC, portanto trata-se de dinheiro público dos impostos que, em vez de serem recolhidos à receita federal, são usados no iFHC, a título de incentivo fiscal à cultura".
Isso pode ser só o começo do tamanho da arapuca que a oposição armou e na qual ela própria irá cair.
Não adianta dizer que Sarney foi obrigado a instalar a CPI por pressão da oposição como consequência das denúncias que pipocam na mídia (que Paulo Henrique Amorim chama de PIG – Partido da Imprensa Golpista) contra ele diariamente.
Um Jereissati, um Arthur Virgílio (já o vejo dando xiliques ao discursar e pedir mais tempo para falar), um José Agripino e Pedro Simon estão tão ou mais desgastados quanto um Sarney da vida. Com uma diferença. Eles superam, em muito, o maranhense em matéria de cinismo e hipocrisia. E até os cegos veem isso.
Li recentemente que o sinal verde para o começo dos trabalhos da CPI partiu do Palácio do Planalto.
Lula sabe que não é somente Sarney que está enxovalhado, mas todo o Senado e senadores se encontram em situação estremamente desconfortável e desacreditados junto a opinião pública.
Por mais que a imprensa ultra-conservadora e golpista, com a Globo à frente, tente sempre, CPI nunca foi o forte do brasileiro. Assistir a sessões de comissões parlamentares de inquérito não tem sido nem de longe, um bom programa para a desatenta plateia em sua grande maioria.
Ainda mais quando até um débil mental percebe que ali no Senado poucos são os que se salvam e que a oposição almeja mesmo é enfraquecer a candidata à presidente do Presidente Lula com denúncias sem provas nem fundamento, como tem feito em todoas as CPIs.
A essa altura e com esses senadores que aí estão, ninguém vai dar ouvidos para CPI. O que esses senhores dizem em plenário não merece a atenção do Brasil.
A CPI da Petrobrás é a CPI do Álvaro Dias e será esvaziada. Basta que a base do governa tenha um pouquinho só de bom senso e inteligência e o que o Mercadante e o Delcídio Amaral não vistam, como sempre, a camisa tucana e joguem contra o Lula.
Eles adoram fazer isso. Até dão entrevista à Veja a CBN. Que vergonha!
Pelo que se está vendo, antes da CPI o Aécio Neves se contorce de desejo de dizer que é candidato mas teme ser barrado pelo partido. O Serra, todo mundo sabe que já é. Mas, amanhã, quando a CPI acabar, vai ser difícil ele sustentar a sua candidatura, imagina ganhar a eleição da Ministra Dilma.
Não me surpreenderá se a oposição ficar no mato sem cachorro, sem nome, sem voz e (cada vez mais) sem moral.

.




UM POTE DE GOIABADA POR 280 MILHÕES

Atualizado, em 14 de julho de 2009, às 08H56, por Orlando

Um pote de goiabada não custa mais que cinco reais em qualquer mercearia da esquina.
Quantos potes de doce o freguês levaria para casa com duzentos e oitenta milhões de reais?

Com a quantidade de doce comprado com essa dinheirama daria, com certeza, pra encher uma kombi dessas, que segundo o Ministro Gilmar Mendes, não encheria com os que lhe criticam .

É difícil entender o conceito de justiça para Gilmar Mendes. Se é que ele faz esse conceito.
Talvez quando ele sair às ruas descubra que a justiça que condena quem rouba um pote de doce é a mesma justiça que deve igualmente, condenar quem rouba milhões.

Ocorre que há diferencial aí. Roubar doces é coisa de pobre. Já quem rouba R$ 280 milhões é Deputado-Taturana de Alagoas e, obviamente, o seu colarinho é da cor branca. Faz parte de uma quadrilha e tem bons (e caros) advogados pagos com o dinheiro do contribuinte.

A Polícia Federal – que já foi mais respeitada, respeitável e republicana – está parece aquela criança que constrói castelo de areia na praia: ela mal acaba de fazer o castelo e vem a onda e desmancha. Aí, ela faz outro castelo e, sem nenhuma cerimônia, o mar desfaz tudo de novo.

A PF faz e Gilmar desfaz.
Ela prende e ele solta.
Às vezes até leva tempo entre um e outro ato.

Às vezes isso só leva 48 horas. Que o diga Daniel Dantas, que em dois dias foi preso e em dois dias Gilmar Mendes lhe concedeu dois HC.
Se DD fosse aquele sujeito lá da esquina, sem dúvida, Gilmar o deixaria na cadeia por um longo tempo.

O episódio final da história dos oito deputados alagoanos acusados de terem desviados (desviar é verbo chic usada para substitui a palavra roubar) 280 milhões da Assembleia Legislativa do Estado não teria nenhuma graça sem a intervenção de Gilmar Mendes. Soltar ladrão é a arte dele e o que ele faz de melhor. Mas só se o bandido for importante, se ele for banqueiro ou político.

Sendo um dos dois, é provável que quem os investiga passe a ser investigado e quem os acusa passe a ser acusado.
E chamado de destemeprado.
Para Gilmar Mendes, o que vale é o que a Veja diz a cada final de semana.

No Brasil tem sido assim, a Veja acusa (ela sempre tem acesso às provas, mas nunca as apresenta), a Globo reproduz, o PSDB (Arthur Virgílio) e o DEM (Heráclito Fortes) repercutem no Senado.
E o Gilmar concede entrevistas e mais entrevistas para a mídia ultra-conservadora tratando daquela notícia.

(Pela contagem do Paulo Henrique Amorim, o Presidente do Supremo ja concedeu a sua 556ª entrevista).
Ele concede, em média, de sete a quinze entrevistas por semana ou uma ou duas diariamente.

Desmoralizada, à Justiça brasileira só resta desvendar os olhos, levantar-se e tratar de por no prumo a sua balança, visto que, até hoje, ela só pende para o lado dos ricos, mesmo porque, convenhamos, 280 milhões pesa muito mais do que um simples pote de goiabada.

domingo, 12 de julho de 2009

Fracasso generalizado

Publico agora a excelente matéria do site do jornalista Luis Carlos Azenha, Vi o mundo.

Atualizado em 12 de julho de 2009 às 10:57 Publicado em 12 de julho de 2009 às 10:35
09-Jul-2009
Sem regulação pública, Telefônica é um fracasso generalizado


por Rodrigo Mendes, em Correio da Cidadania Apesar de a empresa não assumir, usuários do Speedy, o serviço de internet de banda larga da gigante Telefônica, já contam quatro panes que derrubaram o sistema somente este ano. A história é antiga: desde sua chegada ao Brasil, a empresa espanhola tem estado entre as primeiras posições – e não raro tem sido a grande campeã – de reclamações em diversos órgãos de defesa do consumidor, causando cada vez mais prejuízos aos seus usuários, especialmente na cidade de São Paulo.
Com a quarta falha, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) proibiu no dia 22 de julho a Telefônica de vender novas assinaturas de seu serviço de banda larga. A empresa, para voltar a operar normalmente, terá que apresentar à Anatel um plano de investimentos de reestruturação em suas atividades.
Dentro deste contexto de sucateamento de mais um serviço público essencial, o Correio da Cidadania entrevistou o jornalista Gustavo Gindre, recentemente indicado para o Comitê Gestor da Internet no Brasil. Para ele, a ineficiência da multinacional sediada em Madri sintetiza o fracasso das privatizações no país, financiadas com dinheiro público e sem reversão de benefícios aos consumidores.
Também membro do Coletivo Intervozes, grupo que milita pela democratização do acesso à informação no país, Gindre desacredita a Anatel como órgão capaz de regular seriamente o setor, seja por falta de estrutura, seja por sua conexão aos interesses do setor privado. Como superação do atual modelo, aponta o caminho da construção de um novo marco regulatório do setor, menos privatizado e monopolista.
A entrevista completa pode ser conferida a seguir:
Correio Cidadania: Por que os serviços prestados pela Telefônica chegaram a tal grau de deterioração? Trata-se de incapacidade técnica, insuficiência de recursos, ou outros fatores também concorreram para que se chegasse a tal ponto de insatisfação da população usuária dos serviços da operadora?
Gustavo Gindre: Vamos pela ordem crescente dos problemas: houve uma série de erros no projeto técnico, da rede, no dimensionamento da rede. A Telefônica terceirizou setores que não poderia ter terceirizado. Uma coisa é terceirizar o serviço de instalação, aquele do sujeito que vai instalar o equipamento na casa das pessoas. Outra é terceirizar o técnico que estuda a topografia do lugar, por exemplo. Eles contrataram pessoal que sequer estava no Brasil para fazer esse estudo. E a Telefônica também comprou equipamentos de qualidade, no mínimo, duvidosa, para assim economizar dinheiro.
Aí chegamos ao segundo problema: por que fez isso? Há uma enorme falta de qualificação do corpo técnico da empresa aqui no Brasil. A empresa estava remetendo recursos para a Telefônica Espanha. A Telefônica Brasil sustenta a Telefônica Espanha. Para eles passou a ser mais interessante mandar o dinheiro para a Europa do que investir no Brasil. E assim deixaram do jeito que estava, com uma infra-estrutura absolutamente ultrapassada. Fizeram as coisas de qualquer jeito, comprando um equipamento de qualquer nível e embolsando a diferença.
E o terceiro motivo é o fato de a Anatel ser absolutamente capturada pelos interesses privados, não tendo sido capaz, talvez por não querer, de detectar esses problemas. É claro que eles não surgem do nada, não apareceram agora, de surpresa. Os planos de reestruturação apresentados pela Telefônica são verdadeiras obras de ficção. E só agora a Anatel foi obrigada a fazer algo, quando o problema explodiu na sua cara e porque a cidade de São Paulo ficou muda.
Tudo isso tem afetado a telefonia fixa, pois uma parte dela hoje trafega em redes IP. Ou seja, São Paulo pode estar à beira de um apagão telefônico também. Curioso é o fato de a Telefônica fixa trafegar em redes IP não ser publicizado, pois essa solução barateia o real custo da telefonia, e mesmo assim os preços só aumentam. As pessoas poderiam começar a se perguntar: se o custo está abaixando, por que eu pago cada vez mais caro pelo meu telefone?
CC: Quanto à regulamentação do setor, a Anatel não tem agido, portanto, com a responsabilidade e efetividade esperadas de uma agência reguladora, de modo a evitar tantas e variadas panes nos serviços de telefonia e internet?
GG: A Anatel é uma agência ineficiente e capturada. Tem apenas uma voz que tem se colocado contra. Mas ela é um órgão obediente, já há até uma tradição de os conselheiros da Anatel, quando acabam seu mandato, serem empregados pela iniciativa privada. O maior exemplo disso é o presidente da própria Telefônica, que era conselheiro da Anatel. Logo, eles não vão trombar de frente com a iniciativa privada, pois estão preocupados com seus próprios postos. Além disso, os conselheiros são indicados políticos. Hoje, há conselheiro indicado pelo Sarney, pelo Hélio Costa, por sua vez conselheiro do PMDB. É preciso até questionar a qualificação técnica dessas pessoas.
A Anatel também não regulamentou pontos da Lei Geral de Telecomunicações (LGT), que tem mais de dez anos. Um deles é o compartilhamento de rede, que parte do pressuposto de que a infra-estrutura é compartilhada. Não dá para cada empresa instalar seus próprios postes, fios etc. Seria como se cada empresa de trem tivesse que ter seus próprios trilhos, caminhos. Há duas soluções para isso. Uma, mais tímida, é o umbundling (ou desagregação, em português), que permite que o moderador tenha a posse da infra-estrutura, mas sendo obrigado a abrir para as outras empresas. Outra solução, mais radical e adotada, por exemplo, pelo Reino Unido, é a separação em camadas. Isso quer dizer que quem detém a posse da infra-estrutura não pode vender o serviço.
Outro problema da Anatel: ela não tem modelo de custo de nada; não faz idéia dos custos reais dos processos das empresas que ela fiscaliza; e não sabe quanto custam as operações das teles. Dessa maneira, como pode fiscalizar? Como pode regular os preços? Uma agência reguladora sem modelo de custos não regula nada.
No geral, a Anatel é incompetente na sua formação e tem uma direção, com raríssimas exceções, que está completamente capturada pelas empresas privadas.
CC: Diante do caos, agora já instalado, que atitudes deveriam tomar as autoridades responsáveis? Multar a empresa, impedir algumas de suas operações ou até mesmo expulsá-la do país são soluções já aventadas. O que pensa disto?
GG: A Anatel é quem deveria intervir. Mas isso é sintoma de um modelo que está fracassando, o modelo de privatização. Ele começou errado pelo procedimento, pois foi uma roubalheira, feito com dinheiro estatal e mantido com dinheiro público. As premissas do processo são equivocadas, a LGT é sempre elogiada, mas incapacita o Estado de promover políticas públicas nas telecomunicações. É um modelo que funciona bem nos nichos pelos quais o mercado se interessa. No Leblon ou nos Jardins, várias empresas ofertam banda larga a preços razoáveis, havendo uma concorrência nos nichos nobres do mercado. Porém, a maior parte da população fica desprotegida.
O que fazer? Agora, emergencialmente, é preciso tomar atitudes rigorosas em relação à Telefônica. Uma delas a Anatel até tomou, a de proibir a venda do serviço, e que foi complementada pelo Ministério Público, acabando com a multa pelo cancelamento do serviço. Agora é preciso aplicar multas severas; a Anatel costuma aplicar um monte de multas que ninguém paga nem questiona, mas agora precisa ser pra valer. Ela precisa também exercer seu papel de agência fiscalizadora e iniciar rigorosos processos de inspeção dentro da Telefônica, entrar lá de verdade e verificar quais são os problemas. E a Telefônica nem tem excelência para lidar com tais problemas - já tinha sido alertada e não fez nada. Isso é o emergencial.
No entanto, é preciso repensar o modelo. É necessário um novo marco regulatório. O atual tem um erro conceitual básico, que é ignorar a convergência tecnológica. Ou melhor, ele é anticonvergência, trata os serviços de comunicação como se fossem estanques. Mas a convergência está tornando a legislação obsoleta. Na verdade, é necessário corrigir problemas ideológicos do neoliberalismo. É preciso fortalecer o Estado como poder fiscalizador e, por que não, gestor dos serviços públicos.
CC: A privatização do setor é aclamada por grande parte da mídia e por especialistas como promotora de enorme avanço nas comunicações, do que seria uma evidência o grande número de novos usuários das novas tecnologias. Trata-se, portanto, de uma tese equivocada.
GG: Colocaram a vaca na sala, pra depois tirar e comemorar como melhoria. A ditadura militar criou um sistema de comunicações que era referência mundial, a Telebrás era uma das maiores empresas do mundo nesse setor, tinha pesquisa de ponta na área de comunicações. Mas esse modelo começou a ser corroído, ainda na própria ditadura. Com a crise do endividamento, com Figueiredo e Sarney, as teles davam lucro, mas o Estado pegava esse dinheiro para pagar a dívida externa. Assim, elas perderam a capacidade de investir. Havia aqueles problemas, de longas filas de espera para se comprar um telefone. Existia conhecimento técnico para um bom serviço, mas não se colocava dinheiro para investir.
A única coisa que pode ser considerada sucesso na privatização é a expansão da telefonia celular, mas ainda assim um sucesso relativo. Temos um dos minutos mais caros do mundo. Compra-se cartão de 3 reais, as pessoas abastecem o celular com o mínimo só para manter a linha, apenas recebendo as ligações. A taxa de uso é baixíssima por causa do preço; 81% dos aparelhos de hoje são pré-pagos e a maior parte das pessoas não consegue ter uma conta. Sendo assim, é um sucesso que se coloca em dúvida.
Já a telefonia fixa é um fracasso. A taxa aumentou muito, o minuto também. A quantidade de linhas vem caindo. Hoje, apenas 40% das residências possuem aparelho fixo, menos que os EUA depois da II Guerra Mundial. E a banda larga, que define as comunicações no século 21, tem uma penetração baixíssima. Portanto, o balanço do processo de privatização das telecomunicações é péssimo. Houve processos de demissão em massa, uma ampla terceirização dos trabalhadores, o que fragilizou a carreira dos telefonistas, que era uma carreira forte. E é claro que isso piorou a qualidade da mão-de-obra, pois o trabalhador precarizado tem muito menos condição de se qualificar.
Quase todas as empresas brasileiras da área de telecomunicações foram fechadas. A Telebrás investia a partir de tecnologia desenvolvida no pólo tecnológico do CPQD, da Unicamp. Isso acabou. As empresas passaram a ter fornecedores mundiais, suas compras não são mais locais. E passa-se a ter que negociar preços com Siemens, NEC, Nokia. Hoje, o Brasil transfere para o exterior cerca de oito bilhões de dólares por ano somente em royalties de chips. Vivemos um dilema, pois, quanto mais o setor crescer, mais divisas vão para fora. Hoje, nada é produzido aqui, a não ser algumas montagens. Mas o conhecimento e as patentes não são produzidos aqui.
CC: A difusão das novas tecnologias de comunicação, tais quais Skype, entre outras, que facilitam a comunicação sem a intermediação dos aparelhos tradicionais, não é prejudicada justamente pelo conluio público/privado em favor das grandes empresas, que atuam como verdadeiros monopólios nas regiões em que operam?
GG: Legalmente, as empresas não podem fazer nada e a rede deveria ser neutra. A rede não poderia ter atributos que permitem ingerência sobre o conteúdo navegado. Na prática, o operador de qualquer rede precisa de algum grau de ingerência, pois alguns tipos de dados que são trafegados precisam de mais espaço. Isso serve para o bom funcionamento da rede. Há uma gestão da rede com critérios técnicos, mas essas empresas se utilizam também de critérios comerciais, por exemplo, prejudicando voz por IP ou o tráfico de torrent. Ele detecta os usuários pesados e os constrange, diminuindo a quantidade de dados que eles conseguem fazer trafegar. É preciso fiscalizar se as empresas estão entregando o que elas se comprometeram a fazer, se elas fornecem a velocidade que prometeram em contrato e se estão transpondo o limite da gestão técnica, utilizando critérios comerciais. Porque isso claramente ofende o princípio da neutralidade da rede.
Clique aqui para ir ao Correio da Cidadania.